Parece banal, mas são 8 os cuidados com o cachorro que você acaba esquecendo em algum lugar no seu cérebro, consequência da rotina de corre-corre em que vivemos. E coitado do cachorro que não tem como dizer que você está deixando a desejar…
8 cuidados com o cachorro que você não pode esquecer!
1. Vacinas
Aquela interminável carteira de vacinação que quase fez você perder a paciência na infância do seu mascote não se repete mais. Porém, existem algumas patologias que podem ser prevenidas por meio de vacinação anual. Aqui vale dar uma olhada na carteira de vacinação e uma conversa com seu veterinário.
2. Alimentação
Ainda na ração de filhote? Seu mascote está acima do peso? Magrinho? É inverno? Revisar a quantidade de ração que você fornece ao seu pet é um hábito interessante para se ter em mente. Às vezes as pessoas se habituam a comprar sempre a mesma ração e não avaliam se a marca está, de fato, atendendo as necessidades nutricionais do mascote em relação ao seu peso e conformidade física.
3.Água
Sem essa de trocar de vez em quando. A água do seu mascote deve ser sempre fresca e colocada em um local longe do sol. mesmo que você deixe um balde com água, limo começa a se acumular no pote que também acaba recebendo pedaços de raça que fermentam na água, o que compromete sua qualidade.
4.Tosa
Verão está aí e seu cão continua com pelos até as orelhas? Antes que pulgas e carrapatos descubram esse paraíso, talvez seja a hora de baixar a cobertura pilosa de seu pet ou dar aquele tratamento no pelo. Saiba que dar banho em casa é bom e divertido e lembrando que pelo limpo e sem nós ajuda a manter a saúde da pele e os ectoparasitas bem longe.
5. Parasitas
Dependendo de onde você mora e a rotina de seu cão, é interessante fazer um tratamento preventivo para pulgas, carrapatos e dirofilária. Sendo assim, seu veterinário pode auxiliar a escolher o produto melhor adaptado ao seu cão. A princípio, pulga no lombo do cão também é pulga dentro de casa, saiba aqui como acabar com as pulgas no quintal!
6. Reprodução
Atenção! Duas vezes por ano, cadelas entram no cio. Assim, cuidado para não passear com sua pet ou deixá-la em hotel e casas de amigos passados cinco meses após o último cio. Por que disso? Porque ela pode entrar na fase reprodutiva justamente na semana de sua ausência. E, assim, dois meses depois de sua viagem você pode ter uma barulhenta surpresa!
7. Dentes
Já abriu bem a boca de seu cão? Tártaros se acumulando? Gengivas vermelhas? Mesmo que seu cão se aumente exclusivamente de ração, pelo menos uma vez ao ano é prudente verificar por onde anda a saúde bucal dele. Tão ruim quanto mal hálito em cães é muito tempo sem tratamento. Antes que ele adoeça, recomenda-se ao tutor verificar regularmente a região bucal de seu pet. Pequenos ferimentos podem posteriormente comprometer a integridade das gengivas e do próprio osso da maxila e da mandíbula. Sendo assim, boca esquecida pode ser palco de abscessos e outras patologias bucais.
8. Check up
Ademais, por onde anda sua visita ao veterinário? Saiba que um estetoscópio, exame de fezes, de sangue e urina são os pilares da avaliação da saúde geral de seu pet. É nessa hora que se descobre, ao acaso, câncer, diabetes e problemas cardíacos. Aproveite o clima de primavera e coloque seu amigo em dia!
Quer fazer um agradinho no seu cachorro? Então leia 7 dicas para deixá-lo mais feliz.