Sarna de cachorro e gato passa para pessoas sim. Se você tinha dúvidas, terminaram agora. Eu mesma perdi as contas de quantas vezes precisei tratar meus braços e pernas depois de ter contato com animais portadores de sarna.
Embora a sarna seja específica da espécie – existe sarna de cão e existe sarna de gato – o ácaro desses animais, uma vez na pele humana, tenta encontrar a reação enzimática necessária para conseguir seu alimento. Nessa tentativa de “penetrar” na sua pele, falando de grosso modo, gera o que varia de um leve desconforto a uma coceira infernal em determinadas áreas do corpo, principalmente braços. Como não é sarna humana, dificilmente o ácaro vai fazer com sua pele aquele estrago que se vê no tegumento dos animais com sarna. Ou seja: você não vai ficar com a pele cinza, sem pelo e cheia de cracas. Mas vai se coçar podendo ficar com a área vermelha.
Sarna de cachorro e gato passa para pessoas sim
Importante mencionar, contudo, que essa situação não perdura por muitos dias. Você deve tomar banho ou fazer uso de produtos acariciado próprios para a pele humana. Produtos para uso veterinário costumam ser mais abrasivos porque levam em consideração o pelo do animal. Lembrando que, uma vez se coçando, suas unhas também passam a levar os ácaros para outras partes do seu corpo e isso vale também para os seus lençóis, outros animais e filhos. Por conta disso, quem dorme do seu lado pode sentir um desconforto também. Quem trata de um animal sarnento precisa ter o cuidado de lavar diariamente não apenas os lençóis, mas todo o vestuário do dia. E separado dos demais. Pode acontecer de você lavar sua roupa sem sabão e com água fria e o ácaro sobreviver e passar para as roupas de outras pessoas.
Nada de pânico!
Se você tem dúvida se sua coceira é devido a ajuda que você prestou àquele animal de rua sarnento dias atrás, cheque-mate! Embora sarna de cachorro e gato passe para pessoas, mas não deixe que isso interfira nesse gesto bondoso de tratar animais doentes. Sem a ajuda das pessoas, animais sarnentos da rua certamente sucumbiriam por doenças mais graves que acabam por se instalar no corpo fragilizado de um animal portador de sarna. Procure maiores orientações de como acabar com os ácaros no seu corpo se você está desconfiado disso.
Existem técnicas que você pode seguir para tratar cachorro com sarna que reduzem muito as chances de ser contaminado. Ademais, O que posso o ácaro acaba por esbarrar nas barreiras de sua pele, e, por conta disso, não encontra o necessário alimento no seu corpo. Isso compromete sua reprodução e ele costuma ser eliminado da sua pele em poucos dias se sua higiene for constante.