
Se gata fica ofegante depois do parto?
Não.
O normal depois do parto é uma gata tranquila e sonolenta. Assim, certifique-se se o que você está vendo não é ansiedade pós-parto de gata que não sabe o que fazer com os filhotes. Gata ofegante depois do parto pode estar, na verdade, no meio do parto. Sendo assim, novos filhotes já vão nascer.
Quando gata fica ofegante depois do parto
Primeiramente, se sua gata fica ofegante depois do parto, isso deve durar poucas horas. Por acaso ela tem água por perto? Isso é um erro comum de interpretação. Tutores podem ficar tão preocupados com o parto que esquecem que a gata deve beber ( e muita! ) água.
Contudo, em gatas de primeira viagem isso pode acontecer. Elas podem estar angustiadas com aquele monte de bichinho resmunguento procurando por tetas. Algumas podem até ter instinto maternal mais, digamos, retardado, e assim demorar para entender as lides da maternidade. Isso acontece especialmente naquelas que foram acostumadas com seus tutores fazendo tudo por elas. Algo como : Muito bem, seu tutor, e agora? Faço o quê?

O que deve ser levado em conta em gata ansiosa depois do parto
A ansiedade pós-parto se controla nas primeiras horas. Cabe ao tutor mostrar serenamente para a gata o que ela deve fazer com seus pequenos, assim como a nova rotina, para os próximos dias. Limpar, lamber, amamentar. Assim, leve o filhote para a boca da gata, encoraja-a a ficar com ele e a lamber a cria. Ademais, gatas tendem a se acalmar em questão de horas até dois dias após o parto. Eu disse ficar mais calma, porque gata ofegante dias depois do parto é sinal de problema.
Finalmente, tenha em mente que gata que pariu TODOS os filhotes deve estar serena, cansada e dormindo. Isso porque suas energias se esgotaram com o trabalho de parto. Sob o efeito da ocitocina, por sua vez, as mamas ingurgitam, e ela sente prazer ao esvaziá-las durante a amamentação, uma tarefa que ela vai buscar com prazer. Sendo assim, após concluir o parto, sua gata deveria estar dormindo, lambendo os filhotes e relaxando progressivamente. Quando desperta, pode ainda estar preocupada com os pequenos, pode mostrar alguma ansiedade, mas jamais deveria estar ofegante.
Procure o médico-veterinário se isso se prolongar por muitas horas porque normal não é. Por fim, verifique se ela está com a temperatura do corpo muito elevada. Isso porque febre indica problemas. Se for assim, não demore para procurar ajuda. Isso porque Infecções uterinas podem levar sua gata à morte em dois ou três dias.