Cachorro com vômito e diarreia com sangue é um caso considerado de emergência e seria prudente você ir ao veterinário com seu mascote. Isso porque o quadro pode desenvolver para uma gastroenterite mais severa cuja etiologia varia de verminose, passando por envenenamento e terminando por doenças infecto-contagiosas. Assim, algumas horas no veterinário podem significar a manutenção da vida no seu cachorro.
Mas vamos por etapas. Você pode estar a kilômetros da cidade, o referido animal pode ter sido acolhido da rua recentemente ou você busca neste post orientações iniciais. No primeiro caso, podemos tentar te ajudar até você conseguir ajuda especializada. Mas de preferência não demore. Seu pet está perdendo líquido, está em acidose metabólica e talvez com infecção intestinal bacteriana. Não há muita coisa que a gente possa fazer via internet por um animal assim, uma vez que a terapia de eleição, nesse caso, é a endovenosa.
Cachorro com vômito e diarreia com sangue o que pode ser:
Vermes
Sim, pode, ainda mais se estamos falando de um filhote de menos de um ano que nunca foi desverminado. Seu caso? Pois bem, medicar pode acabar parcialmente com o problema, e é o que você vai fazer. O sangue das fezes, contudo, deve ser pouco, algo como estrias de sangue. Se estamos falando d muito sangue já não é verminose.
Os vermes, além de sangue, consomem a energia de seu mascote que perde nutrientes importantes para seu organismo. Portanto, está enfraquecido. Da mesma forma, os vermes, ao serem mortos, podem formar um verdadeiro emaranhado no intestino do seu cachorro e causarem ainda mais problemas.
Parvovirose
Sim, aliás, é a primeira coisa que vem na nossa cabeça quando alguém narra um quadro de cachorro com vômito e diarreia com sangue. Ainda mais se o cachorro não recebeu vacina e tem menos de um ano de idade. Nesse caso não há muito o que fazer longe de uma clínica médica. O vírus é extremamente agressivo e seu pet precisa de tratamento específico por pelo menos 7 dias.
Comida estragada
O mais fácil de se tratar. E não precisa ser necessariamente alimento, mas algo que não desceu bem. Cães, às vezes, mordiscam o que não devem e o estômago paga por isso. Esse é um dos casos que você pode esperar sem ir correndo ao veterinário, desde que seu pet não tenha febre nem dor abdominal excessiva. Isso porque ele pode desenvolver uma gastroenterite hemorrágica na sequência dos acontecimentos. Contudo, se for estrias de sangue nas fezes, não sangue vivo, existe a possibilidade de ele se recuperar sozinho.
Ingestão de objeto
Pode acontecer também de seu pet engolir partes de brinquedo ou até a chupeta do seu filho. Problema aqui até que não é diarreia com sangue, mas vômitos e dor abdominal intensa. A questão é que se o objeto é pontiagudo, como ossos de frango, pode ter perfurado o intestino, o que explica a diarreia com sangue. Mesmo que o objeto seja expelido, procure ajuda profissional: o intestino pode estar comprometido.
Veneno
Cachorro com vômito e diarreia com sangue pode ser envenenamento. Embora não seja comum intoxicações que cursem com diarreia com sangue em cães, pode acontecer. Isso porque sua venda é controlada. É mais comum animais apresentarem vomitarem e apresentarem dificuldade de respirar e incoordenação mental. E isso advindo da intoxicação com algum produto que pode ser até de limpeza da casa. Pode ser uma planta ou veneno para formigas, por exemplo. Mas alguns venenos para ratos, quando ingeridos por cães, podem trazer distúrbios gastrointestinais.
Percebeu a complexidade do assunto? E mesmo que você tente repor líquidos no animal que os perde via por oral e anal, não há como fazer isso em um estômago que põe para fora qualquer tentativa de hidratação. Posso te sugerir reidratação, mas isso não vai solucionar o mal maior. Busque ajuda especializada. É melhor a fazer pelo cachorro com vômito e diarreia com sangue.