Cachorro lambendo o testículo de forma insistente pode ser problemas de pele do saco escrotal, mas não se descarta a possibilidade de ser alguma coisa no interior do testículo, como um tumor. Antes de pesquisar sobre cachorro lambendo o testículo, certifique-se que é mesmo essa área que seu pet está lambendo. Às vezes ele está incomodado com o pênis, onde patologias podem ser mais comuns, mas os tutores acabam pensando que se trata do saco escrotal.
Cachorro lambendo o testículo – pele
Dermatites de saco escrotal são bastante comuns e podem se desenvolver sem muita explicação. Muitos cães que sofrem desse problema podem ter tido contato com algum produto químico, como desinfetantes que são usados para limpeza do piso. Ao se deitarem ou sentarem sobre a lata recém-lavada, muitos cães sentem a pele irritada e começam a lamber. Verifique se não é seu caso e experimente suspender o uso do produto.
Outra situação comum é assaduras. Às vezes os cães lambem a área lateral do saco escrotal porque o atrito entre ele o a pele interna da coxa acaba causando vermelhidão. Nesse caso, os pacientes devem usar pomadas contra assaduras na área afetada de forma preventiva.
Existe ainda um terceiro exemplo de dermatite de saco escrotal de cachorro que não parece ter muita explicação que não seja uma dermatite de contato que acaba evoluindo justamente em função da lambedura do cachorro. Quando isso acontece, até mesmo uma pequena casca de ferida pode aparecer no local onde o animal insiste em lamber. Uma vez instalada, a ferida pode causar ainda mais desconforto porque acaba por retrair a pele gerando ainda mais coceira e dor. Esses animais também devem usar pomadas especializadas – que pode ser para assadura ou antibióticos, dependendo do estado do ferimento – por um período bem longo e tão logo surgirem os primeiros sintomas da dermatite.
Cachorro lambendo o testículo – tumor
Também deve-se avaliar a possibilidade de seu pet estar sofrendo de tumor nos tecidos que compõem o testículo. Mas isso geralmente vem acompanhado de aumento da região escrotal que pode estar endurecida ao toque.