Você chega de mansinho, com os braços abertos, cheio de amor para dar, e o cachorro se deita no chão? Atenção: pode ser um sinal. Isso porque cachorro não gosta de abraço, um fato mais comum do que se pensa, só que ninguém se dá conta disso. Entre uma lambida e outra no seu rosto, seu pet se chacoalha tanto que você pensa que é emoção, mas, na verdade, é toda uma estratégia para se desvencilhar do seu abraço.
Mas porque cachorro não gosta de abraço?
Preste atenção se não é o seu caso. No meio da festa para recebê-lo, ele se vira todo e se esquiva do seu abraço? Sim? Pois a pior notícia vem agora: isso está no DNA deles. Aliás, algumas raças, como Chow-chow e Huski siberiano, podem ficar furiosos com abraços a ponto de mordiscar os tutores. Isso acontece porque, para esses animais, abraço não é manifestação de afeto, uma maneira de ser tocado carinhosamente, mas uma perigosa contenção. Esses animais, por sua natureza, precisam ter visão, e se sentem muito inseguros se não puderem ver quem nem o que está em volta deles. Em sua análise, é esse o momento em que eles ficam vulneráveis aos predadores. E quem está promovendo esse impedimento? Quem está ali o segurando e bloqueando seus movimentos de fuga ou ataque?
Você.
Quer ver esses cachorros darem pinotes? Tente, no meio da carícias, conter a cabeça deles em suas mãos. Aí eles realmente enlouquecem e saem do seu encalço. Se segurar o corpo em um abraço já é complicado, paralisar a cabeça e fazê-lo fixar os olhos apenas em você é um afronto à segurança dele, uma vez que sua defesa, os dentes, também estão neutralizados.
Claro que cada caso é único e há cachorros que identificam uma linguagem saudável nos abraços de seu tutor. Mas que tem cachorro que se esquiva de um abraço, ah…isso tem!
Cachorro gosta é de carinho
Estudiosos do comportamento canino têm se debruçado no tema e concordam que nem todos os cães são avessos ao abraço. Tem cachorro que não só corre para recebê-lo, como também enfia o focinho debaixo do braço do tutor pedindo o afago. Como alguns cães gravitam em torno de seus donos, eles compreendem que afago é um forma de agradá-los. Para esses cães, fazer os donos felizes é seu principal mandamento. Sendo assim, o abraço pode ser consequência de uma linguagem única e exclusiva criada entre o cachorro e seu tutor.
Por essa razão, cães podem se submeter voluntariamente à vontade de seus donos e permitir aquele par de braços gigantesco ao seu redor. “Vá lá, para te ver feliz eu aguento”, podem pensar os mascotes. Mais ainda assim vale a pena: que cachorro não quer interagir e ver seu tutor feliz?
Será que meu cachorro não gosta de abraço?
Quer saber se você tem um cachorro que não gosta de abraço? É fácil perceber se é seu caso. Cachorro que se contorce, vira a cabeça e tenta se desvencilhar do abraço é uma prova disso. Se você conhece seu cachorro, vai se dar conta de que ele está brincando, sim, mas também está, literalmente, tirando o corpo fora. Como essa manifestação de afeto dura poucos segundos, acaba passando desapercebido o desconforto do mascote em ficar contido em um abraço. Mas preste mais atenção nos gestos e, se perceber desconforto, modifique sua maneira de agradar seu cachorro.
Alguns cachorros, por sua docilidade e pela extrema confiança que nutrem por seus tutores, compreendem que abraço não é ameaça. Pelo contrário, é proteção. Por conta disso, dependendo do seu abraço, da forma como você envolve seu cão, um par de braços pode ser extremamente amável, seguro e restaurador.
Como agradar um cachorro que não gosta de abraço
Faça essa experiência e veja se seu cachorro não se sente melhor. Deite no chão e permita ao cachorro fazer festa à moda dele. Vai ter abraço? Não, vai ter lambidas e muitas fuçadas no seu nariz. Aí é a sua vez de ficar doido com tanta molhaçada em seu rosto. Invertemos o jogo? Não, é a forma de lei de mostrar afeto, a oronasal, enquanto a nossa é o toque, o abraço. Agora é sua vez de reclamar dos carinhos? Nem tanto. Quer que ele pare com a lambida, clique aqui.
Descubra outras formas de interagir quando o cachorro não gosta de abraço. Se ele se deitar de barriga para cima é essa a dica dele: carícias na barriga. Mas se ele é receptivo ao seu abraço e se identifica como uma forma de linguagem entre vocês, parabéns! Você é um sortudo em poder se refestelar naquela bola de pelos pelo tempo que desejar!