Cachorro pega coronavírus
Cachorro pega coronavírus sim, mas não esse que você está pensando. O coronavírus que se desenvolve no cachorro se mostra presente em sinais gastrointestinais, ou seja, vômitos e diarréia, sinais clínicos que lembram outro terror dos tutores que é a parvovirose. Lembra dela? Essa sim é bicho cabeludo que pode matar seu cachorro em poucos dia. Sendo assim, quando diagnosticamos coronavírus como o agente causador de doença gastrointestinal no cachorro, levantamos as mãos para cima: “Ufa, que bom!!! É o coronavírus, não o parvovírus”. Isso porque as chances de sobrevida de um cão com coronavírus é muito superior àquele infectado pelo parvovírus.
Coronavírus e cachorro convivem há muitas décadas
Aliás, desde 1960 são conhecidas algumas cepas de coronavírus que trazem doenças em animais. Um tutor mais atento já ouviu falar nessa coisa, coronavírus, mas não se recorda bem de onde. Voilà!!! Na carteira de vacinação do cachorro.
Não se preocupe com Covid-19 em seu cachorro
Mas não se preocupe. Não há necessidade de sair correndo e vacinar seu cachorro contra o coronavírus porque até onde se sabe, vírus de cachorro é vírus de cachorro, e vírus de gente é vírus de gente. Se o COVID-19 passar para cães, então estamos tratando de uma zoonose e as consequências são mais do que catastróficas. Digo isso porque em período de isolamento, em especial para os idosos, os animais de estimação não raro são a única companhia diária para eles não sucumbirem ao tédio e à total solidão. Já pensou em tempos de quarentena ter de se separar também do seu cachorro? Pior que isso: ser o vírus o responsável pela morte um do outro?
Covil-19 em cachorro
Saiba, contudo, que o novo coronavírus foi isolado das secreções de um cachorro no Japão cujo proprietário foi diagnosticado com a doença. O fato de ter o vírus em suas secreções é uma coisa; o vírus encontrar no cachorro as reações enzimáticas necessárias para sua reprodução é outra.
Mas por se tratar de uma doença nova, tudo deve ser relatado para estudos mais apurados conforme vai se conhecendo mais sobre a Covid-19. Contudo, se se tratasse de uma zoonose, os animais também estariam morrendo junto com seus tutores e não é isso que tem se observado pelo mundo.