Sim, cadela castrada pode ter tumor de mama, uma vez que estamos falando de fatores genéticos. Embora existam estimativas que apontam ser possível reduzir em 90% as chances de tumores de mama nos casos em que a cadela é castrada antes do primeiro ano de idade, lembramos que as glândulas mamárias permanecem presentes. E se é assim, podem estar sujeitas à metaplasias.
Cadela castrada pode ter tumor de mama, saiba o porquê
O tumor de glândula mamária é o que chamamos de hormônio-dependente. Ou seja; ele é alimentado pelos hormônios ovarianos. Sendo assim, uma vez retirados os ovários, a fonte hormonal que pode acarretar em distúrbios mamários deixa de existir. Isso, contudo, não quer dizer que as mamas estão 100% protegidas de desenvolverem tumor. Sabe-se que as chances de a cadela com predisposição a isso se reduzem significamente quando ela é castrada precocemente. Mas alguns tutores, esperando a idade de ela ela reproduzir, acabam por castrá-la com dois, três ou quatro anos de idade. Se ela tiver predisposição genética a tumores de mama, quanto mais tardia a castração, menor a proteção.
Saiba, ainda, que não são todas as cadelas que têm essa tendência.Verifique a saúde das fêmeas da família de sua mascote antes de decidir pela castração se este não for seu desejo.
Fotos: Pixabay