Cadela que teve cinomose pode ter filhotes se não ficou com seqüelas severas da doença. Isso porque pode ser que dentre as complicações ela pode ter ficado com uma perna mais curta do que a outra, ter perdido a movimentação das pernas ou estar com algum grupamento muscular em constante contração. E se for a mandíbula, sua cadela não dará conta de limpar os filhotes, nem mesmo de cortar o cordão umbilical deles.
Cadela que teve cinomose pode ter filhotes
Por outro lado, não tendo tido maiores complicações, saiba que a cadela que teve cinomose é a maior fonte de anticorpos contra cinomose para seus filhotes. Isso porque sua imunidade não se deve à vacinação, mas a própria doença, ou seja, ao vírus verdadeiro, não o atenuado que se usa nas vacinas comerciais.
Sendo assim, não tenha medo dos filhotes nascidos de uma cadela que teve cinomose uma vez que estão muito bem imunizados contra doença. Outrossim, isso não invalida necessidade de seguirem o calendário de vacinação recomendado para sua idade.
Atenção à cadela gestante que tem cinomose no curso da gravidez. Nesse caso, os filhotes podem nascer enfraquecidos ou até mesmo mortos, isso se o vírus não provocar abortamento.