
Cadela que teve filhotes pode tomar vermífugo enquanto amamenta, embora o mais indicado seria ela fazer uso desse produto antes de estar prenhe. Acontece que muitas vezes tutores pegam suas mascotes da rua e, estando elas amamentando, não resta outra alternativa a não ser tomar vermífugo enquanto amamenta.
É bom saber que a gestação, ainda mais a amamentação, sobrecarrega muito uma cadela. Isso porque são muitos filhotes a literalmente sugar a a energia de sua mãe. De nada facial sua vida se, além de ter de dar de comer aos pequenos, vermes sugam o sangue dela grudados em seus intestinos. Sendo assim, você precisa cortar essa infestação o quanto antes.
A cadela que teve filhotes pode tomar vermífugo enquanto amamenta para eliminar os parasitas que roubam sua energia. Além disso, como o vermífugo também é excretado cia leite materno, alguma quantidade do produto também vai para os filhotes. Saiba, contudo, que é muito pequeno o que chega aos intestinos dos pequenos. Sendo assim, administrar vermífugo via oral para a cadela que amamenta não elimina a necessidade de mais uma vez fazer uso do produto aproximadamente no vigésimo dia de vida deles. E, sendo animais nascidos na rua, certamente colocarão muitas lombrigas para fora.
Agora, se sua cadela não for de rua, antes de administrar vermífugo, verifique areal necessidade dele por meio de um exame de fezes. É prático, fácil e barato, e assim você fica sabendo se existe a necessidade de dar vermífugo à cadela que amamenta e qual o verme que a tem importunado. Caso contrário, não há urgência, e os filhotes só precisarão do produto quando chegarem às três semanas de vida.