Cheiro ruim no nariz do cachorro pode ser acúmulo de bactérias na prega que se localiza acima do nariz. Prega? O que é isso? Se seu pet é daqueles com o nariz achatado tipo um Pequinês, ele tem uma prega de pele sobre o nariz. Em função da respiração e da falta de oxigenação, essa área costuma cheirar mal. No entanto, cheiro ruim no nariz do cachorro pode ser também referente a problema bucais, tártaros e até alguns tipos de câncer. Mas vamos por etapas e a começar pelo mais comum.
A dobra de pele sobre o nariz
Na década de 70, cheiro ruim no nariz do cachorro era mais comum com os cães da raça Pequinês. Hoje em dia, porém, os Pugs, Boston e Bulldogs têm aparecido com a mesma situação. É uma pena porque compromete o abraço carinhoso. A gente vai cheio de boa vontade e lá está aquele focinho cheirando mal. Mas calma! Tem tratamento. O inconveniente é que essas raças exigem um pouco mais no quesito higiene, mas isso não desabona em nada a gostosura que é ter esses animais por perto!
Cheiro ruim no nariz do cachorro pode ser bactéria nas dobras da pele
Por estarem sempre umedecidos, as dobras da região acabam acumulando bactérias responsáveis pelo dos nada agradável desses animais. O ideal é você limpar diariamente e procurar deixar aquela área mais seca, mas sem produtos anti-sépticos pois seu uso vai provocar espirros.
Mas sem drama. Nesse caso, basta passar – bem passarinho e lá no fundo – um lenço umedecido sem perfume nem álcool. Depois disso, um algodão seco, preferencialmente aquele em formato de disco e finos que se usa para limpeza de pele em humanos. Isso já reduz significativamente o risco de piodermatite. Pode acontecer de cães serem muito seborrêicos, o que compromete a eficácia desse higienização. Quando é assim, você precisa da orientação de um veterinário para saber que tipo de produto está mais adaptado à pele do seu mascote, assim como a freqüência que deve ser utilizada. É importante você saber de quando em quando isso deve ser aplicado sob pena de causar um efeito reverso, ou seja: ressecar demais a pele do seu cachorro. Alguns colegas até preferem fazer em farmácia de manipulação e abusar dos produtos que podem secar sem ressecar demais.
Alguns tutores se adaptam bem com pomadas de assaduras usadas em seu filhos, mas nada em abundância. O óxido de zinco ajuda a deixar a região mais seca, mas em excesso já não traz benefícios algum.
Não pense em usar pomada com antibiótico!!!!!!!!
Cheiro ruim no nariz do cachorro pode ser normal pois trata-se da microflora da região. A gente pode não gostar, mas isso não quer dizer, necessariamente, que seu pet está doente. Sendo assim, se for usado antibiótico sobre essa pele, você poderá estar desequilibrando sobremaneira a flora natural da pele do seu mascote e causando resistência na microbiota normal dele. Antibiótico sem necessidade só complica a situação. Além disso, não é necessário fazer a higiene do Pug todos os dias. Dependendo do tipo de pele, pode ser dia sim, dia não; dois dias não, um dia sim. A pele do seu mascote vai ditar as regras. Isso porque o uso contínuo pode deixar região dolorida e avermelhada. Com o tempo, você saberá a freqüência ideal de limpeza para seu mascote.
Cheiro ruim no nariz do cachorro pode ser tártaro e problemas dentários
Aqui mesmo neste site já falamos sobre espirros frequentes e problemas dentários. Cheiro ruim no nariz do cachorro pode ser isso também. Na verdade, o problema não está no nariz, mas na comunicação realizada por meio da orofaringe que acaba por fazer com que o odor se eleve e saia pelas narinas. Nesse caso, verifique a saúde bucal do seu cão. Mesmo que ele seja de raça braquiocefálica, ele pode estar com mais de um problema – dobras de pele e problemas dentários – para justificar o mal odor que vem do nariz.
Tumores
Sem neurose, mas acontece, mas em escala bem menor, é verdade. Alguns tumores de gengiva, palato e nariz também resultam em cheiro ruim no nariz do cachorro. Um veterinário ajuda você a descobrir se esse é o seu caso. Mas fique tranquilo: os dois primeiros respondem pela esmagadora maioria dos problemas.
Cheiro ruim no nariz do cachorro pode ser ouvido
É, tem isso também. Às vezes o cheiro ruim no nariz do cachorro pode ser do ouvido dele. E junto com uma halitose – mal hálito – pode confundir as coisas porque toda cabeça fica com cheiro ruim. E se está doente do pavilhão auricular, tudo fica pior. Verifique com o veterinário esta possibilidade.