Com que idade se tira filhote de cachorro da mãe? O ideal é com 3 meses. Mas é interessante rever algumas questões porque nem sempre é possível separá-los com essa idade. Isso porque:
- você pode estar doido para levar o filhote para casa;
- o canil pode está doido para que você leve o filhote para casa;
- você pode querer o filhote mais crescidinho;
- o filhote está se socializado com os irmãos e aguardando a próxima dose de vacina;
- o aniversário do seu filho é daqui a cinco dias.
Entendeu porque às vezes não dá para esperar pelo terceiro mês?
Até a década de 90 se dizia que 45 dias era uma boa idade para se tirar o filhote da mãe. No entanto, estudos recentes em imunologia e comportamento animal revelaram que seria mais interessante estender essa data para o terceiro mês de vida do animal.
Isso porque, aos 60 dias de idade, está o filhote se socializando com sua família. Em casa, ele está aprendendo questões hierárquicas e comportamentais, dentre outros temas. Da mesma forma, sabe-se que imunologicamente é mais interessante estar o filhote na casa onde nasceu até ter pelo menos a segunda dose da vacina contra as doenças mais perigosas dos cães (hepatite, parvovirose e cinomose). A aplicação desta vacina varia um pouco de um laboratório para o outro. Porém, costuma ter início por volta dos 40 dias de idade dele. Mas se puder esperar até a segunda dose, que é depois dos 60 dias, mais interessante seria para o animal.
Com que idade se tira filhote de cachorro da mãe
No entanto, se puder tirar do lar original com as três doses de vacinas e com o animal totalmente desmamado, melhores serão as chances de você desenvolver um relacionamento saudável com um cão que já sabe o horário de dormir e a intensidade de sua mordida que não machuca o novo tutor. Tudo isso pode ser aprendido com menos idade? Sim, pode, mas talvez seja forçar a barra para alguns cachorrinhos. Sempre haverá quem necessite de um tempo maior para imprimir essas características em sua mente.
Acontece que às vezes o filhote é presente surpresa para uma criança. Também há casos de mudança de endereço envolvida. Se puder mostrar o bebê de cachorro para seu tutor mirim e explicar que deveria ficar mais alguns dias com sua mãe seria a melhor saída para todos.
Isso não quer dizer, contudo, que você não pode levar um filhote para casa antes dos 3 meses. Até porque se é um animal de rua, quanto antes ele sair da vida hostil, maiores são suas chances de sobrevivência. Mas, se estamos falando de um canil, de uma ninhada, seria mais interessante estar ao lado de sua família por mais algum tempo. Isso faz de sua separação algo menos traumático e até desejado. Uma foram de ter um tutore apenas para ele e partir para conhecer o mundo.
O que não pode de jeito nenhum é você levar antes dos 30 dias. E se for fazê-lo entre 40 – 45 dias, esteja muito certo de como se cria um cachorro. Isso porque podem surgir problemas com a troca de alimentação e outros na esfera comportamental. Além disso, menor e sua defesa frente aos agentes patogênicos.