Acontece. Às vezes a gente abre a porta e se depara com uma ninhada inteira de filhotes abandonados. E agora? Qual a comida para gatos recém-nascidos?
Mas nao é apenas a questão do abandono. A gata pode ter tido complicações no parto e o tratamento a impede de dar leite aos pequenos que já começam a vida sem o precioso colostro, aquele leite que transfere a defesa contra algumas doenças para o filhote.
Colostro ainda não se consegue produzir, mas pelo menos de fome os filhotes não morrerão. Então vamos lá:
Comida para gatos recém-nascidos
200 ml de leite integral
1 gema de ovo
1 pitada de sal
1 colher de chá de óleo vegetal
1 colher de chá de mel
10 gotas de vitamina B12 comprada em farmácia
Saiba que você pode comprar esse alimento pronto. Algumas indústrias fabricam um produto que é vendido até mesmo com a mamadeira adequada à necessidade do filhote. O preço não atrai muito: costuma ser mais de cem reais, e se você tem uma ninhada inteira para alimentar, talvez precise de mais de um.
Além disso, se prepare para a sujeira. A quantidade também varia e é necessário “sentir” a saciedade do gatinho. Dessa maneira, você saberá o quanto deve ser fornecido. Via de regra, ele refuga, vira a cabeça de lado e resmunga. A barriguinha está cheia quando ele não quer mais. Assim, uma vez deixado em sua cama, ele se aninha para dormir.
Não se assuste com diarréia
Se o gatinho que você vai cuidar é um animal de rua, cabe salientar que ele pode desenvolver uma diarreia assim que você começar a dar comida. Isso se dá em função do aleitamento materno. O filhote por ter sido retirado de sua mãe há poucas horas e, em função disso, seu aparelho digestivo sofrerá uma brusca troca de alimentação, o que não é nada interessante para ele. Contudo, em seis, sete dias seu intestino deverá ter se adaptado à nova forma de se alimentar.