Antes de você saber como cuidar do filhote de gato mais fraco da ninhada, é importante estar ciente de que algumas vezes, mesmo estando vivo, não há como recuperar o filhote. Isso porque ele pode ter passado frio, feito o que chamamos de “falsa via” e até mesmo ter ficado muitas horas sem mamar, espaço de tempo preocupante quando o assunto é recém-nascidos. Além disso, em uma ninhada de vários gatos, um que outro pode ter ficado em uma situação mais prejudicada em termos de placenta e vasos sanguíneos, podendo não ter recebido nutrientes de forma adequada durante a gestação. Isso também contribui bastante para um filhote de gato nascer debilitado.
Mas vamos em frente. Saiba passo-a-passo como cuidar do recém-nascido.
Como cuidar do filhote de gato mais fraco da ninhada.
Filhote que nasceu bem
Primeiramente, saiba se o filhote nasceu bem. Ou seja, se nasceu igual aos seus irmão, animais que agora se mostram mais ativos do que ele. Esteja ciente que filhote que já nasceu fraquinho tem chance de sobrevivência bem menor.
Quando o filhote nasce igual aos irmãos e aparece mais fraco horas depois, pode ser que ele tenha perdido espaço na corrida pela teta materna. Sendo assim, certifique-se de que ele vai mamar a cada duas horas. Primeiramente, segure-o com uma mão e com a outra mantenha a teta na boca dele. Ele deve mamar até se sentir satisfeito. Isso pode levar mais de 20 minutos. Para saber quando deixá-lo, das duas uma: ou ele pende a cabeça para o lado – vai dormir – ou está com a barriguinha cheia.
Isso precisa ser feito religiosamente a cada duas horas. Sendo assim, acorde de madrugada para fazer o mesmo procedimento.
Outra coisa que você pode fazer por seu filhote é imitar o conforto materno, isso se sua mascote não o fizer. Um paninho molhado com a água quente na barriguinha mimetiza os cuidados maternos. É assim como eles relaxam e fazem xixi. Filhote dessa idade urina independente desse procedimento, mas é uma forma de mantê-lo ainda mais acolhido.
Frio
Algumas vezes o problema pode ter sido frio. Se for o caso, ele pode estar passando por um processo chamado de hiportemia, quadro que pode levá-lo à morte. Ademais, se o filhote caiu do ninho e ficou com a barriga em contato com o chão frio por mais de duas horas, dificilmente você irá conseguir salvá-lo. Por isso recomenda-se isolar a gata prenhe dentro de casa, ou em algum local mais quente, quando se aproxima o parto.
Se o frio durou pouco, cerca de 20 minutos, você deve aquecer o filhote separadamente dos demais. Priorize extremidade das patas e barriga. E nada de estufas!!! Você pode desidratá-lo com isso. Estufas servem para deixar o ambiente aquecido, nunca a coloque sobre os filhotes. Lembre-se que o calor excessivo pode matá-los.
O filhote que passou frio pode ser colocado em panos de flanela e ficar no seu colo. Sem sua supervisão, ele pode se sufocar. Se for final de semana e se você tiver tempo, o bom é deixá-lo o tempo todo no seu colo e a cada duas horas levá-lo à teta. Isso pode durar 4 ou 5 dias, tempo até ele ter forças e mamar sozinho sem ser “empurrado” pelos irmãos mais fortes.
Procure deixar uma teta bem gorda para seu filhote. Não adianta oferecer teta murcha depois que todos os irmãos mamaram.
Filhote muito fraco
Existem filhotes que realmente nasceram fracos e debilitados, assim como bebês humanos que precisam ficar alguns dias no hospital para ganharem peso. E em se tratando de gatinhos, às vezes é necessário supervisionar bem de perto sua alimentação, razão pela qual deve-se ficar quase que o tempo todo sob os cuidados de uma pessoa adulta e de preferência experiente no assunto.
Não importa como esteja seu filhote, mal ou muito mal, é importante – muito importante!!!! – que ele tenha mamado na teta da mãe. Isso faz uma enorme diferença pois é como ele recebe algum anticorpo extra em uma situação em que todo reforço imunológico é bem vindo. Uma vez isso tendo ocorrido, pode ser interessante partir para a suplementação, além do leite materno. Acontece que tem gatos tão debilitado que se quer consegue abrir a boca para mamar.
Aqui as coisas começam a complicar porque tutores não tem noção do quanto que os filhotes mamam na mamadeira. Já vi tutores causarem grandes danos intestinais por terem dado alimento demais a ponto de matar os filhotes. Fica difícil dizer se você pode fornecer 4 ml ou 10ml porque isso depende da fome e do tamanho do filhote. Assim, observe o tamanho da barriguinha dos irmãos que estão se desenvolvendo sem ajuda. É daquele jeito que deve ficar seu filhote a cada duas horas.
NEM PENSE EM DAR LEITE DE VACA ADICIONADO COM ÁGUA!!!!!!
Escrevo isso com letras garrafais porque com filhote fraquinho isso não funciona. E já vi muitos morrerem por conta disso. É como dar leite aguado para criança desnutrida. Ademais, se seu filhote está muito fraquinho, você vai ter de fazer um investimento e comprar sucedâneo de leite de gato em lojas especializadas. É interessante tentar sempre o leite materno. Mas entre morrer de fome por estar fraco e receber sucedâneo, opte pela segunda opção.
Se achar muito caro o sucedâneo, leia aqui uma receita caseira.
Casos sem volta
Se ao colocar o filhote de volta ao ninho você perceber sua gata empurrando-o para fora dele usando o focinho, problemas à vista. Se for assim, lamento informá-lo, mas ele está morrendo. Algumas gatas sentem o cheiro do animal seriamente enfermo e já tratam de deixá-lo fora do circuito.
Algumas, no entanto, podem aceitá-lo de volta, mas ele sempre fica nos pés dos irmãos porque não tem forças para ir até as tetas. É bem triste acompanhar isso.
Mas não lamente perder animal nessas condições, faz parte das leis da natureza. Animal que nasce muito fraco costuma adoecer na infância com muita freqüência.
Filhote que não abre a boca e não suga o leite é outro quadro sem volta. Você ainda pode fazer uso de sucedâneo e colocar boca abaixo o leite. Contudo, tendo em vista a fraqueza do animal, o leite pode escorregar para os pulmões e seu filhote morre afogado ou com pneumonia. Aliás, a “falsa via”, que é a entrada do leite nos pulmões no filhote, é outra causa de morte em neonatos.
Quanto tempo deve-se cuidar do filhote de gato mais fraco da ninhada
Essa função toda para cuidar do filhote de gato mais fraco da ninhada dura menos de 3 dias, se ele for morrer. Mas se ele chegar até o quinto dia é porque ele está ganhando força. Continue com o procedimento intensivo até ele se fortalecer, o que pode levar 15 dias.
E atenção! Basta um descuido para você voltar à estaca zero. Embora esteja seu filhote se afastando do risco de morte, basta pegar um friozinho ou ficar 5 horas sem alimento para que ele decair novamente. Fique ligado. É extremamente cansativo cuidar do filhote de gato mais fraco da ninhada, mas se existe algo recompensador é ver seus esforços recuperando uma vida!
Leia ainda: