Todo tutor deve saber como evitar acidentes com pet e antever onde pode estar o problema. Saiba que animais em casa podem ser pior que crianças, e, sendo assim, podem terminar o dia em um hospital.
Ativos e curioso, alguns deles precisam ainda de supervisão de adultos e conhecer as atividades do seu mascote é de vital importância para os tutores poderem se ausentar com tranquilidade. No entanto, não somos pet, por isso nem sempre sabemos onde o perigo está. Aliado a isso, animais nem sempre têm dimensão da consequência de seus atos. Dessa forma, acidentes aparentemente sem importância podem comprometer sua saúde e até mesmo a vida dele.
Veja alguns itens dentro de uma casa que pode causar acidentes com pets:
Eletricidade
Se seu cão é daqueles que rói tudo, pode ser prudente deixar fios e tomadas longe de seus olhos. Isso porque superfícies brilhantes e maleáveis podem ser um convite à mordedura. O ataque a um fio pode trazer, além de choque elétrico, sérios ferimentos na boca do animal. O local é particularmente doloroso e requer longo tratamento porque acaba também por comprometer sua alimentação.
Fontes de calor
Leia também:
Plantas dentro de casa que podem intoxicar animais
Brincadeira perigosa: crianças e cachorros precisam de supervisão
Se o gato é daqueles malabaristas, saiba que muito cuidado deve-se ter quando as manobras forem em cima do fogão ou da pia da cozinha. Distraidamente, gatos podem cheirar ou se encostar na superfície quente de um panela. Às vezes ele pode até derrubá-la e ferir desavisados que passam pelo local e isso inclui crianças. Da mesma forma, atenção às estufas, outro eletrodoméstico que precisa de supervisão quando ligado. A curiosidade pode resultar em queimadura e o mesmo vale com lareiras!
Móveis
A admirável agilidade do gato que sobe e desce pelos móveis da casa termina quando encontra um parafuso frouxo ou uma prateleira quebrada. Objetos de decoração podem ter o mesmo destino – o chão – e às vezes acompanhados do gato que nem sempre consegue se desviar dos cacos quebrados. Sendo assim, muito cuidado na disposição dos móveis. Sofás podem servir de escada e o animal que passa a ter acesso a outros perigos como cerâmicas, janelas e lustres.
Sa mesma forma, cortinas e itens que balançam também costumam atrair a atenção do gato que até pode ter sete vidas, mas é bom ter em mente sempre preservá-las.
Janelas
Uma espiadinha pela janela pode ser fatal. Acidentes também acontecem com animais que sabem o que é uma janela e o risco que ela oferece, daí o nome “acidente”. O vento é outro inimigo oculto que pode causar danos aos animais. Portas e janelas podem ser fechadas bruscamente no mesmo instante em que seu mascote resolveu passar pelo local, comprimindo-o.
Produtos de limpeza
Aparentemente inofensiva, a esponja é um entretenimento que pode sair caro para os proprietários. Uma vez ingeridas, são protagonistas da síndrome de má absorção e até da obstrução intestinal, esta podendo levar a vida de seu pet em poucas horas. Sendo esta a gravidade, nos dois casos, a remoção é quase sempre cirúrgica.
Brinquedos
Que mal há em um brinquedinho de criança esquecido pela casa? Nada, desde que não tenham animais que se distraiam com eles sem a supervisão de adultos pois são artefatos que podem parar no estômago de seu pet, ou engasgá-lo. Brinquedos destinados ao universo pet também podem ser vilões se não estão adequados à idade e ao tamanho do animal ao qual se destinam.
Outros vilões
Festa de aniversário em casa? Onde foi parar aquele balão? Cuidado antes de ligar a máquina de lavar e de secar porque podem ter sido eleitas o esconderijo do dia. E atenção às chupetas: elas causam estragos semelhantes àqueles das esponjas.
E sempre preste atenção para não causar acidentes com pets:
Deixe as janelas e portas fechadas quando não há ninguém em casa.
Certifique-se de que não há nada solto ou quente nos locais onde o gato transita.
Esconder os fios debaixo dos moveis ou atrás deles.
Leia a recomendação do fabricante antes de comprar um brinquedo para seu pet.
Lãs e linhas sempre na caixinha, e longe dos gatos.
Use telas se for para se sentir mais seguro, principalmente se seu cão ou gato se mostra detemido em coberturas ou em parapeitos de janelas.
Feche produtos de limpeza em locais altos e de preferencia com porta fechada, isso inclui venenos, adubos e pesticidas.
Algumas plantas ornamentais podem se revelar tóxicas para alguns animais que apresentam salivação excessiva e confusão mental quando as ingerem.