Se você quer saber como evitar parvovirose em cachorro de forma eficaz saiba que a resposta gravita em torno da vacinação. É ela, a vacina, a responsável pelo desenvolvimento de anticorpos preparados para combater a doença em caso de contágio. E não basta apenas uma dose. Seu mascote precisa seguir uma caderneta de vacinação e receber as 3 doses indicadas para conferir maior imunidade ao seu cão.
Em segundo lugar para auxiliar a evitar a parvovirose em cachorros é mantê-los longe de regiões endêmicas para o vírus. A medida profilática preventiva reduz as chances de seu mascote ter contato com o vírus em tenra idade, período da vida em que seu sistema imune não se mostra tão eficiente se comprada àquele de um animal adulto.
Cabe salientar que a vacinação não impede seu mascote de ter contato com o agente infeccioso, tampouco de evitar que ele consiga se reproduzir nas células do intestino de seu cachorro. A diferença, contudo, é que seu pet não estará tão despreparado assim para combater o vírus que poderá, dessa forma, ter umapassagem bem menos agressiva no paciente, uma vez que rapidamente seus anticorpos entram em ação.
Quando vacinado, assim que o intestino for atacado, celulas de defesa começam a agir. Isso faz com que nós, veterinários, ganhemos tempo para recuperar seu cachorro, já que o sistema imune nos auxilia a combater os sinais da doença.
Animal não vacinado, por sua vez, deverá produzir esses anticorpos a partir da infecção real. E talvez não haja tempo hábil para atenuar os efeitos devastares do vírus sobre as criptas intestinais do paciente.
Fotos: pixabay