Como fazer o cachorro parar de latir pode precisar de uma pessoa capacitada para isso, mas algumas vezes você pode tentar adestrar seu pet em casa. A vocalização é uma das formas de expressão do seu cachorro tal como é a voz para você. Ele diz se está editado, com medo, abalado e ameaçado por meio de expressões, dentre elas o ato de latir.
Já comentamos que é necessário você identificar o momento que mais estimula os latidos no seu cão, tais como:
- fica em casa sozinho
- vê outros cachorros
- vê pessoas
- se sente ameaçado
- quer brincar
- vê um objeto seu ser retirado
- late sem motivo aparente
O que você não deve fazer:
- gritar com seu pet
- bater
- usar coleira anti-latido
- dar tranquilizante
Lembre-se que você é o centro das atenções dele e tudo o que o cachorro quer fazer por seu líder é agradá-lo. Sendo assim, é necessário fazê-lo compreende que você não gosta disso.
Como fazer o cachorro parar de latir
1 – Interaja com seu pet
Deixá-lo feliz e com a certeza de que vocês terão momentos juntos é uma maneira de deixar seu pet mais tranquilo. Se ele que estar com você, dividir seu tempo com ele já resolve 70% da questão. Passear com ele, jogar bolinha, brincar de apertar seu focinho ou de esconde-esconde pela casa. Esteja atento que tipo de interação deixa seu cachorro mais feliz. E não basta muito. Algo entre meia e uma hora já deixa seu pet cansado, e animal cansado late menos.
2 – Diga “Não”
Como o assunto é latido de cachorro, há quem prefira usar o comado “quieto”, ou mesmo o tradicional “Chhhhhhhh”que usamos para crianças. Identifique uma palavra que você queria que esteja relacionada ao fato de estar latindo. No momento em que ele latir pela pessoa que passa na rua, pela pomba parada em cima do muro ou pelo ruído do automóvel do vizinho, use de forma segura e enérgica o comando “quieto”, “quiet” ou “mudo” .
- Tenha no bolso ou ao alcance da mão petiscos, você vai precisar deles;
- Quando ele começar a latir, chame-o pelo nome e diga a palavra-chave;
- Na sequência, mostre que você tem o petisco, mas não dê a ele;
- Insista mais uma vez na palavra-chave, de forma serena, porém firme, até ele parar de latir;
- Dê o petisco
Saiba que falar grosseiramente com o cachorro só vai estimular seus latidos. Da mesma forma, pode ser que não seja tão fácil assim ele obedecer. Então você deve apelar para familiares ou amigos para simular a situação que resulta no latido excessivo. Se é a passagem de pessoas pela frente de casa, marque um horário para que seus amigos façam isso e já fique com petiscos à espera para condicionar o mascote.
3 – Repetição
Durante a fase de treinamento, que pode levar muitos dias, tenha sempre os petiscos ao alcance da mão. Depois de algumas situações (ao longo de dias!!!. ) em que você usou o comando escolhido, e presenteando-o com o petisco depois de ter compreendido a lição, é a hora de falar a palavra-chave sem dar um agrado de volta que não seja um elogio. Essa é a forma de você condicionar seu cachorro a fazê-lo feliz por não latir. Repita insistentemente até ele compreender e ficar claro que deve obedecer àquele comando.
Com o passar dos dias, a tendência é o comportamento inadequado se reduzir. Mas vai fazer toda diferença você estar em casa durante esse período para flagrar os momentos em que seu pet se exalta nos latidos. E de sua parte se exige muita calma e persistência.
Complicações
Talvez você não tenha sucesso nas primeiras tentativas. Seu pet pode ser daqueles que perde o tutor mas não a oportunidade de soltar o gogó em determinadas circunstâncias. Agora, não havendo essa possibilidade, a de estar ao lado dele, e não se sentindo à vontade para aplicar os comandos, é bom você avaliar o auxílio de um adestrador.
Caso você não tenha sucesso nas primeiras tentativas, pode reduzir o nível de dificuldade. Saiba ainda que por levar semanas, até mesmo meses para que o novo comportamento esteja fixado. Mas a individualidade do cachorro deve ser respeitada porque existem aqueles que realmente podem dar mais trabalho do que outros.