O segredo de fazer o cachorro parar de subir no sofá é nunca permitir essa atitude desde filhote. Mas a gente sabe como é. Entre um filme, uma pipoquinha e outra, lá estava o cachorrinho no meio das cobertas. Só que o agrado agora virou direito adquirido. E lá vai seu cachorro, com exatos 15 quilos, para cima do sofá.
Seguem aqui algumas regras que precisam ser instituídas se você não quer mais seu mascote subindo no sofá.
Como fazer o cachorro parar de subir no sofá
É não e pronto
Não quer que o cachorro suba mais e ponto final? Então faça-o ficar no chão sempre que ele colocar as patinhas e fizer menção de subir. No caso dos cães maiores, que em um pulo já estão esparramados sobre o móvel, o jeito é mandar descer. Assim, costumo usar a palavra “desce” e não arredo o pé: é “não” e pronto. E se subiu, é “desce”e pronto. Não tem exceção. Faça isso umas cinco vezes consecutivas, que é mais ou menos o número de vezes que ele vai entender que não é para subir e ponto final.
Se você o quer por perto, mas não em cima do sofá, uma boa dica é colocar um sofazinho menor para ele, desses que se compra para uso infantil. da mesma forma, uma caminha ao seu lado pode resolver o dilema. Assim ele fica perto do tutor, sente seu cheiro, mas não perturba ninguém, muito menos atropela as regras da casa. Isso porque o negócio dele nem sempre é o sofá, mas é estar com você.
Pode subir em determinadas ocasiões
Namorado tem pavor de dividir sofá com o cachorro, mas na ausência dele o mascote pode deitar e rolar em cima dele? Então vamos fazer com que ele entenda isso, o que é um pouco mais complexo. Faça-o entender que só pode subir quando você fizer um sinal liberando-o para isso. Pode ser batendo com a mão no sofá ou dizendo a palavra “vem”. Exercite-o em casa para esse comando pelo menos três vezes a dia e alterna com o comando negativo que você escolher, como o “não”. Contudo, de nada adianta ensinar esse comando nos dias que o namorado estiver em casa porque vai gerar confusão.
Agora, para permitir que o cachorro suba e fique à vontade no sofá não existem regras. Isso porque é só deixá-lo subir ou ajudá-lo, se for pequeno, a ter acesso ao móvel mais compartilhado por todos que ele vai gostar do aconchego.
Hora do soninho, hora do sofá
Ele quer dormir no sofá? O jeito pode ser pegá-lo no colo e levá-lo até a caminha dele. Se puder fechar a porta do local onde fica o sofá, tanto melhor. Se ele vai até o sofá em busca do seu cheiro, então leve seu cheiro até a cama dele. Mas permita que sua cama seja convidativa e isso quer dizer confortável.
Cuidados com seu sofá quando compartilhar com o cachorro
Para os sortudos que têm livre acesso ao sofá, ainda assim é importante existir um certo controle quanto às subidas em função da higiene.
- Tendo crianças pequenas e bebês em casa, esse cuidado não pode ser negligenciado.
- Sendo assim, abra mão do tecido italiano e coloque aqueles de fácil higienização. Da mesma forma, solicite orçamento para impermeabilização.
- A higiene com as patinhas do seu pet é fundamental para ele continuar com passe livre ao sofá.
- Se veio da rua, não esqueça de lavar as patas que podem trazer germes e outros microrganismos que vão direto para seu sofá.
- Cuidado também que alguns cães gostam de “arranhar” o sofá antes de deitar sobre ele. É uma forma de esquentar o assento antes de se aninhar.
- Todos esses cuidados são exagero? Então limpe o sofá com um pano branco e úmido. Você vai se surpreender com a sujeira que vem no pano, mas não culpe apenas seu cachorro por esse estrago!
Como fazer o cachorro parar de subir no sofá quando ele está sozinho em casa
Você saiu, voltou para casa e lá estava o Totó esparramado de novo? Se a regra é só deixá-lo subir no sofá quando você permite, vamos fazê-lo entender que se você não está, não existem regalias. Saiba que o jeito mais claro de fazer o cachorro parar de subir no sofá é colocar algum obstáculo que impeça sua subida. Para tanto, cadeiras viradas para cima é uma boa opção. Mas não desanime: essa função de pro cadeiras pode levar meses!
Na praia pode
Na cidade, nem pensar, mas na praia o sofá é dele também, certo? Pois na cabeça dele pode não ser tão certo assim e essa dicotomia pode gerar um mal entendimento. Quando voltar à cidade, defina as regras tão logo ele colocar os pés dentro da casa: não pode subir no sofá. Contudo, se ele acha que todos os sofás lhe pertencem, cabe a você dizer que existem exceções.
Mas isso não pode partir de uma única pessoas tendo outras na casa. Todos tem de ajudar, nada do filho caçula em burlar as regras.