
É, não pense que fazer o gato usar a caixa de areia é algo que vem impresso no DNA dele. É necessário aprender onde é o lugar destinado a ser o banheiro felino da casa. E se por acaso seu bichano é um gatinho recolhido da rua, prepara-se que não será em um dia que ele vai aprender onde é que se faz.
Gatinhos que vem de gatos podem já estar familiarizados com caixa de areia, uma vez que viram sua mãe fazer uso dela. Saiba, porém, que o gato, no ambiente natural, costuma procurar um local para deixar seu dejetos e não raro os enterra com as patas traseiras. Felino são sensíveis a odores e cheiro de fezes não é algo que eles queiram ter por perto. Além disso, fezes de felino, no mundo natural, faz com que os animais que poderiam servir de alimento reconheçam o local como perigoso. Sendo assim, eles se afastariam da zona de ataque do grupo, o que é prejudicial aos felinos.
Então use esse instinto ao seu favor. O gato quer estar longe de cheiro de fezes. Dessa forma, além de estimulá-lo usar a caixa de areia, ele sabe que se ali fizer, você, cedo ou tarde, vai recolher. Mas lembre-se que caixa de areia suja de nada serve e seu gato vai procurar um local limpo para servir de banheiro.
Como fazer o gato usar a caixa de areia
Para dar certo, saiba que…
- A caixa de areia deve ser duas a três vezes tamanho do seu gato, nada de caixinha pequena que as fezes podem ficar fora dela;
- Lembre-se de que ele precisa se locomover e dar círculos dentro dela;
- Ela deve estar sempre no mesmo lugar. Caminhar com ela pela casa dificilmente funciona;
- Lugar deve ser tranquilo, nada do cachorro ter acesso ou estar por perto. Seu gato quer privacidade pois é um momento em que está vulnerável e seus instintos de defesa precisam estar em alerta;
- O local deve ser de fácil acesso para o gato e de preferência em superfície fácil de ser limpa caso haja contaminação de fezes;
- Escolha uma boa marca. Algumas não absorvem os dejetos do gato e o cheiro ruim prossegue;
- O pote de comida deve ficar distante do banheiro ou ele não vai querer se alimentar com cheiro de excremento.

Saiba ainda que…
- Areia aromatizada só complica sua vida e a dele. Gato odeia perfume, ele não se identifica com eles. Isso vale para desinfetantes que você usar nesse espaço;
- Uma das razoes do insucesso do aprendizado é você negligenciar a limpeza da caixa. Então religiosamente sempre no mesmo horário você deve se programar para deixá-la limpa. Só assim seu gato vai compreender que seu banheiro está sendo recolhido.
- Uma maneira de coincidir o momento de ir ao banheiro com a apresentação da caixa e levá-lo até ela imediatamente depois que ele acordar. Gatos acordam de bexiga cheia e as esvaziam minutos depois de acordarem. Da mesma forma, depois de exercícios extenuantes brincadeiras prolongadas, leve-o novamente para a caixa e mostre com seu dedo como se mexe a areia. Haja paciência, eu sei, mas costuma funcionar.
Esteja atento às seguintes situações:
Às vezes seu gato não quer saber da caixa e faz cocô e xixi em outro lugar. É, dá vontade de jogar o gato pela janela, mas calma! Tem solução. Esse espaço por ele escolhido pode ser interessante para você. Fica no banheiro? É do lado da máquina de lavar? Quem sabe se a caixa estiver lá já não é meio caminho andado para ele aprender onde se faz?
Assim que ele fizer onde não deve, e você flagrá-lo, pegue-o no colo e mostre a caixa de areia repetidas vezes. Mas não grite com ele;
Se fez as fezes em outro lugar, pegue-as e leve um pouco delas sobre a caixa de areia;
Aliás, no início do processo, permita que um pouco das fezes e da urina fiquem na caixa por mais tempo. Talvez ele entenda mais rápido que ali é o lugar. Só não deixe ficarem tempo demais que o efeito é o contrário e ele abandona o lugar.
Por fim, felicite-o se ele entender e fizer no lugar certo!
Pode acontecer de o gato não fazer xixi na caixa de areia de jeito nenhum?
Pode. Se ele chegou aos 3 meses de idade e nada de fazer o gato usar a caixa de areia você está com problemas de interpretação. Converse com um veterinário sobre o que fazer porque, nessa fase, as técnicas deverão ser menos espaçadas e apresentadas de forma mais repetitiva.