Se você tem curiosidade em saber como induzir o parto da cadela, saiba que esse post será apenas informativo. Isso porque o uso de hormônios para induzir o parto da cadela é por demais perigoso e não deve, em hipótese alguma, ser divulgado na internet. Se usado inadvertidamente, ele vai produzir contrações uterinas, que por sua vez podem promover descolamento placentário, e na sequência morte e retenção fetal. A ocitocina é usada por veterinários para induzir o parto da cadela? Sim, é, mas utilizamos no momento adequado, com dilatação e acompanhamento passo-a-passo, uma vez que podemos identificar – e agir – diante um quadro real de inércia uterina.
Como induzir o parto da cadela
Se sua cadela já completou pelo menos 58 dias de gestação e está ofegante, uma dica bastante antiga é fazê-la caminhar um pouco. Às vezes a movimentação do corpo favorece à indução do parto em uma cadela que já está com sinais de que o parto se aproxima – mamas cheias e caídas, ansiedade, busca de um lugar reservado para dormir. E carícias de nada adiantam para promover o parto. Isso porque estamos falamos de cadeias e sequências hormonais. Massagens na barriga e carinhosa cabeça podem agir sobre o comportamento ansioso de sua cadela, mas terão efeito nulo sobre os mecanismos que desencadeiam o parto.
Inércia uterina
Às vezes sua cadela permanece ofegante por muitas horas e isso pode ocorrer em função de falhas nos mecanismos que desencadeiam o parto. Essa inércia uterina, ou seja, essa falta de contrações pode se dar por fatores nutricionais e hormonais, e, de fato, os filhotes podem ficar mais tempo que o necessário dentro da barriga de sua mãe, o que também pode ser fatal para eles.
Saiba, contudo, que isso não é comum. Acontece, sim, mas é raro. Às vezes, sentindo-se impotentes, tutores aparecem nas clínicas veterinárias preocupados e já querendo submeter a cadela a uma cesariana. Na maiorias vezes, contudo, bastam mais algumas horas de espera para que tudo se realize. Porém, em função do sofrimento materno – e consequentemente também dos filhotes – pode-se por fim à espera dos tutores por meio da cesariana.
Indução hormonal só deve ser feita em ambientes profissionais
Se o veterinário avaliar uma dilatação satisfatória e presença de contrações, ele pode fazer uso da ocitocina e induzir o parto da cadela. Ainda assim, por muitos minutos se deve aguardar se o parto se realiza, uma espera que deixa tutores ainda mais ansiosos.