Primeiramente, é importante parar de sangrar a unha de cachorro no exato momento em que você errou na altura no corte. Isso porque dói muito no cachorro esse tipo de acidente. Para se ter uma ideia do que ele está sentindo, é como se sua unha fase cortada na parte aquela onde fica colada no seu dedo. Chega a arrepiar, não é? Isso quer dizer que por alguns dias, e não apenas hoje, seu pet ficará com dor naquele dedo, e isso inclui encostar a pata no chão e até mesmo caminhar.
Como parar de sangrar a unha de cachorro
Você pode usar produtos especializados no mercado pet para parar se sangrar a unha do cachorro. No entanto, estando longe de casa, saiba que pós antisséptico colocado insistentemente também ajuda a parar. E se seu cachorro permitir ser tocado (porque dói muito), você pode, além de pó antisséptico, colocar uma gaze sobre a unha e fazer pequeno curativo usando esparadrapo ou micropore sobre ela. Essa técnica, que chamamos de “botinha”, vai auxiliar seu pet a não bater com a unha aberta nos móveis e no chão. Mas não a faça “gorda” demais porque isso prejudica o deslocamento do seu mascote.
O prazo para que a unha comece a perder a sensibilidade é 7 dias. Portanto, antes de cortar a unha do seu cachorro, que seguramente estará ressabiado, converse com um tosador ou veterinário para saber até onde seu alicate pode ir. Ademais, unhas de cor branca facilitam a visualização dos vasos sanguíneos, estes que marcam uma área mais vermelha.
Contudo, animais com unha de cor preta é importante o tutor aprender até onde se pode cortar com segurança. E, por fim, uma última dica: jamais aprenda na tentativa e erro. Leve seu pet a um local especializado e pergunte a altura a ser cortada.