Não é muito fácil saber se o cachorro é estéril, menos ainda se é o macho o culpado pela cadela não ter pego cria. Apesar de ter cruzado com a cadela por vários dias, o cio veio e foi e nada de filhotes.
Se isso se repetir por duas vezes, a gente pode desconfiar da fertilidade do cachorro sim. Ele ser jovem demais pode ter contribuído para o cio ter passado em branco, mas na segunda vez talvez não seja coincidência. E se sua cadela emprenhou de outro macho, a desconfiança se torna ainda maior.
O que fazer para saber se o cachorro é estéril
Embora em caso de não prenhez, tanto o macho quanto a fêmea precisam ser avaliados, saiba que é mais barato – e existem recursos – saber ser cachorro é estéril. Eu digo barato porque enquanto a cadela tem vários pontos para serem analisados – útero, ovário, obstruções, hormônios -, o macho facilita nossa vida no momento em que ele tem seu ejaculado examinado em laboratório. É tiro e queda: tem ou não tem problemas no número e no formato dos espermatozóides?
Esse exame é realizado em clínicas veterinárias cujo veterinário sabe como proceder a coleta de sêmen do seu cachorro. Ademais, é muito bom ter em mãos um laudo que atesta a fertilidade do seu cachorro.
Feito isso, e estando tudo certo, vamos para o que pode ter acontecido quando a cadela não fica grávida depois de cruzar com o seu cachorro:
O que pode ter acontecido quando a cadela não pega cria?
Uma dica importante se você está desconfiando que o cachorro é estéril é procurar um profissional especializado em reprodução animais. Sim, ele existe, e tem as habilidades necessárias para investigar por onde anda a potência Generandi de seus cães, machos e fêmeas. Mas seguem aqui algumas possibilidades que justificam a cadela não ter pego cria.
- Animal velho. Às vezes o vilão da situação é lordoses e problemas de articulação que nada tem a ver com a fertilidade do cachorro, mas com sua incapacidade de ficar sobre os membros posteriores pelo tempo necessário para fazer a cópula. Pastores alemães costumam ter isso se são portadores de displasia coxo-femural.
- Animal jovem. Cães com menos de um ano de idade podem não saber o que fazer com uma cadela em seu período fértil. Logo, se este for o caso, dê mais um ano para este cachorro porque a maturidade pode aflorar no próximo cio.
- Lesões na genitália. Fimoses e aderências, ainda que em pequeno grau, podem comprometer a exposição peniana para o exterior, e isso, por sua vez, evita a cópula.
- Medicação. É importante saber se seu cachorro está fazendo uso de algum medicamento que o deixa mais “tranquilo” porque isso também pode afetar a cópula.
Cachorro estéril ou subfértil?
Por fim, saiba que existem diferentes graus de fertilidade em um cachorro macho. O ejaculado pode revelar um número menor de espermatozóides que o necessário para fecundar os óvulos da cadela, mas isso significa que seu cachorro é subfértil, não estéril. Nesse caso, alguns manejos durante o período reprodutivo da cadela podem potencializar a fecundação. Contudo, quando o problema está na morfologia dos espermatozóides, ou na ausência total deles, isso pode atestar que o cachorro é estéril.