É muito importante um tutor saber se o cachorro está com parvovirose, ou pelo menos suspeitar dela, quando seu mascote aparecer com vômito e diarreia. Isso porque quanto mais cedo for aplicada a terapia no paciente, maiores serão suas chances de sobrevida.
Como saber se o cachorro está com parvovirose
Primeiramente, saiba que um ou dois dias antes de seu pet vomitar, ele já estará quieto em um canto. Além disso, vômitos podem aparecer antes ou concomitantes a diarréia que tem cheiro forte e nauseante. O sangue nas fezes costuma vir horas depois de terem início a diarreia.
Apresentando esses sinais de infecção intestinal, mais febre, a gente começa a desconfiar da parvovirose quando ainda estiver associado a:
- paciente com menos de um ano de idade;
- não recebeu vacina contra parvovirose;
- teve contato com outros animais;
- dor de barriga;
- cachorro da vizinha estava com a doença;
- saiu de casa para passear no parque.
E, se depois desses sinais, seu pet começar com a clássica – e fétida – diarréia sanguinolenta, a probabilidade de estarmos diante da parvovirose é enorme.
Não espere muito tempo para tratar a parvovirose
Dito isso, não espere muito. Aliás, diarreia e vômito em filhotes, independente de ser ou não parvoviose, é assunto sério. Isso porque filhotes desidratam rapidamente e a perda de sangue pode ser severa. Uma vez lidando com animais muito jovens, suas defesas imunológicas se mostram limitadas.
Ainda que não seja doença infecto-contagiosa – a parvovirose -, a hidratação deve ser restituída em um curto espaço de horas.
Ademais, a letalidade da parvovirose é altíssima. Ou seja: os animais que se infectam com a doença têm muita chance de perder a vida devido às complicações. Então se você tem histórico de filhote sem vacina, contato com animais ou passeio longe de casa, levante as orelhas. Além disso, cachorro vacinado também pode pegar a doença, mas ela se mostra de forma mais branda e as chances de ele sobreviver são consideravelmente bem maiores se comparado aos animais que não tiveram vacina nenhuma.