Seu pet está com diarreia e você na dúvida se vai correndo ao veterinário ou se espera mais um pouco? Não é muito fácil saber se o cachorro tem parvovirose ainda sem a presença dos sinais clássicos da doença. O problema é que quando chega nesse fase, diarréia com sangue e vômitos constantes, você já pode ter perdido dois dias, um precioso tempo em que seu mascote já poderia estar recebendo medicação.
Como saber se o cachorro tem parvovirose.
Enquanto não houver um diagnóstico laboratorial, a gente se guia pelo histórico e pelos sinais clínicos. Acontece que na prática, havendo um animal filhote com sinais de vômito e diarreia, nós, veterinários, não esperamos pelo diagnóstico. É melhor já ir ganhando tempo e tratando pela sintomatologia. Alguns desses sinais são comuns a qualquer doença, mas isso não invalida a urgente necessidade de auxiliar o animal com a reposição de eletrólitos e monitoramento do quadro clínico. Seguem sinais que indicam que seu cachorro está doente:
- quieto em um canto
- vontade de fazer nada, nem de brincar
- falta de apetite
- corpo quente
- vômito
- diarreia
Até aqui po ser que seu pet esteja com má digestão. Mas quando a febre é aferida, e seus valores estão altos, a gente já desconfia de infecção.
Seu cachorro pode estar com parvovirose
Com esses sinais de infecção intestinal, mais febre, a gente começa a desconfiar da parvovirose quando ainda vier associado a:
- paciente com menos de um ano de idade;
- não recebeu vacina contra parvovirose;
- teve contato com outros animais;
- dor de barriga;
- cachorro da vizinha estava com a doença;
- saiu de casa para passear no parque.
E se depois disso seu pet começar com a clássica – e fétida – diarréia sanguinolenta, a probabilidade de estarmos diante da parvovirose é enorme.
Não espere muito tempo para tratar a parvovirose
Dito isso, não espere muito. Aliás, diarreia e vômito em filhotes, independente de ser ou não parvoviose, é serio mesmo assim. Uma vez lidando com animais impúberes, eles têm pouca defesa, imunologicamente falando. Além disso, esse quadro desidrata, e seu pet pode sucumbir em função da desidratação mesmo que não seja doença infecciosa, mas doença gastrointestinal.
Saiba também que a letalidade da parvovirose é altíssima, ou seja, os animais que se infectam com a doença têm muita chance de perder a vida devido às complicações da doença. Então se você tem histórico de filhote sem vacina, contato com animais ou passeio longe de casa, levante as orelhas. Ademais, cachorro vacinado também pode pegar a doença, mas ela se mostra de forma mais branda e as chances de ele sobreviver são consideravelmente bem maiores se comparado aos animais que não tiveram vacina nenhuma.