É importante saber se o gatinho é macho ou fêmea e você já está determinado a levar para casa um sexo distinto e não tem a mínima ideia do que deve ser visto em um animal adulto ou em um filhote de gato de poucos dias. Embora animais adultos, mesmo castrados, tenham “cara” de macho ou fêmea, é possível você saber se o que está em suas mãos é o gênero que mais o agrada.
Como saber se o gatinho é macho ou fêmea
Se precisar, coloque seus óculos. As bolsas que acompanham a genitália masculina masculina nem sempre são tão evidentes assim e ser notadas, mas isso não quer dizer que são invisíveis. Machos nascem com um par de testículos, duas bolinhas do tamanho de um grão de arroz – ou até menor – logo abaixo do ânus, entre ele e o pênis. É, você consegue visualizar ou mesmo sentir coma ponta do dedo uma minúscula projeção seguindo com os dedos em direção do umbigo, logo depois dessas duas bolinhas. A fêmea, por sia vez, não tem isso. Ela é lisinha nessa região tendo abaixo do ânus apenas uma pequena perfuração que é a vagina.
Como saber se o gato adulto é macho ou fêmea.
Se o gato é inteiro, não há o que discutir: os testículos estão visíveis. Além disso, lembre-se de que a gata terá apenas ânus e vulva, esta que parece como uma rachadura em formato vertical, ou seja, como se fizesse um corte reto e pequeno do ânus em direção à barriga. O gato, por sua vez, tem um minúsculo pênis que pode ser sentido à palpação, se assim ele permitir.
Como saber se o filhote de gato castrado é macho ou fêmea.
Se a barriga tiver uma cicatriz, certamente você está diante de uma fêmea castrada, mas saiba que sua anatomia ainda segue sendo distinta a do macho. A distância entre a vulva e o ânus é pequena. Está a vulva um bem ao lado do ânus e estamos falando de um centímetro ou até mesmo. O macho castrado estará sem os testículos, mas você consegue sentir um minúsculo pênis atrofiado, que também apresenta cerca de um centímetro de comprimento, logo abaixo do ânus. A distância entre eles, contudo, será maior, aliás mais do que o dobro se comparado à distância da vulva da fêmea com o ânus.
Características secundarias ligadas ao sexo
Se os gatos foram castrados ainda muito jovens, talvez você não percebe as características secundárias desenvolvidas com a chegada dos hormônios. Mas se foram castrados depois de um ano de idade, talvez seja possível você perceber. É algo como a barba dos homens, as mamas nas mulheres, aqueles sinais típicos do gênero original do indivíduo. Sendo assim, gatas terão curvas mais longilíneas e cara de “gatinha”, uma cara mais mimosa, diferentemente do gato que é mais agressivo em função de sua ossatura e desenvolvimento muscular. Embora gatos castrados percam essa virilidade, a cara se mantém triangular e mais agressiva, uma característica típica dos machos.
Mas se essa castração foi precoce, fica difícil saber se pelo fenótipo estamos diante de um macho ou fêmea. Pode-se estudar alguns critérios mostrados pela personalidade do indivíduo, mas eu não me pautaria muito nisso porque existem exceções. Sabe-se contudo, que machos são mais arredios com seus tutores e também mais teârritorialistas. Mesmo castrados, podem prosseguir urinando pelo ambiente. Todavia, não sabemos a história pregressa deles e por isso podem ser criaturas mais amáveis por terem tido bons tutores. Assim, muitos machos acabam se adocicando com o tempo.
Apesar de o instinto materno contemplar as fêmeas com uma tendência maior à amabilidade, também não sabemos se não sofreram nas mãos de seres humanos a ponto de se tornarem mais agressivas. Logo, não se baseie apenas na personalidade para saber se está diante de um macho ou d uma fêmea. Além disso, alguns machos podem se sentir atraídos pela fêmea mesmo sendo castrados, uma herança adquirida dos tempos passados.
Na dúvida, pergunte a quem entenda. Pessoas que trabalha com felinos podem te auxiliar a saber qual o sexo do animal que você está levando para casa.