
Não é difícil saber se o gato não gosta de você uma vez que estamos tratando de felinos. O gato tem isso de bom, ele não é mascarado. Para ele existe a turma que ele gosta, outra que ele não gosta e o grupo dos indiferentes. Isso porque não tem essa de bater em um gato e ele voltar todo mimoso para quem o feriu, tal como vemos acontecer com alguns cães. por conta desse traço de sua personalidade, é possível saber se o gato não gosta de você.
Como saber se o gato não gosta de você
Seguem alguma atitudes da linguagem corporal dos gatos que deixam claro que você é uma persona não grata.
- ele para de repente de fazer aquilo que o ocupava quando você chega em casa, mas não lhe dá a mínima;
- Passa muito tempo encarando o dono sem se aproximar dele;
- O clássico mostrar de dentes é um sinal inconfundível e até perigoso;
- Faz um som diferente de um miado, mais agressivo e gutural;
- Por outro lado, alguns podem miar bastante e esse também é um sinal de que o gato está com medo ou desconfortável com sua presença;
- coloca as orelhas para trás e continua sustentando o olhar contra o dono
Por que um gato não gosta do dono
Nem sempre é sua culpa direta. Gatos são criaturas interessantes e podem até mesmo se sentir ameaçados por coisas ou situações que nem sempre estão bem claras para nós seres humanos. Hä até quem relate que o gato não gosta quando sua tutores pega pampa para fazer faxina na casa, situação que já fez com que ela fosse medida por seu mascote sem ter tido culpa nenhuma no cartório. Por outro lado, pegar panos pode trazer alguma ameaça para o gato recolhido de abrigo que pode ter tido más lembranças com essa situação: faxina na casa.
Ainda falando sobre linguagem corporal e comportamento de felinos, pode ser que você não seja tão inocente se comparado à tutora que pegava panos para limpar a casa. Isso porque existem algumas atitudes um tanto que agressivas de nossa parte que para os gatos ganha contornos ainda maiores. Um exemplo disso é você tirar de uso o sofá que ele elegeu como sendo dele. Igualmente perturbador é não oferecer uma comida saborosa, impedir que ele saia de casa nos momentos que ele quer. Situações aparentemente inocentes e até educativas podem estar promovendo sensação de desconforto e ameaça em seu felino que acaba por demonstrar sinais de desafeto por seu tutor.
O que deixa um gato irritado
Nesse quesito, gatos são muito específicos e cabe a você descobrir o que tem incomodado seu felino para que ele não goste de você. Mas saiba que algumas situações sãos comuns a muitos tutores, a saber:
- irritá-lo propositalmente com brincadeiras e toques no corpo que ele rejeita;
- puxá-lo pelo rabo;
- tocar nos fios do seu bigode;
- ouvir música alta;
- ter toque pesado nas mãos(não ser suave ao tocar no mascote);
- dar banho no gato que detesta tomar banho;
- não ter dado atenção quando ele solicitava seu afeto;
- proibi-lo de usar (ou ficar) em um móvel ou ambiente da casa que ele elegeu como seu preferido;
- ralhar com ele;
- timbre alto de voz.
Parece piada, mas não é. Tem gato que se irrita com o timbre de voz dos seus tutores, pessoas que parecem estar sempre gritando quando, na verdade, estão falando normalmente. Viu como às vezes pode ser difícil saber o que deixa um gato irritado?
Como fazer com que o gato goste de você
Isso não será tarefa fácil se a relação entre vocês já começou azeda desde o princípio. O importante era vocês terem se acertado nas primeiras semanas de convívio. Além disso, existe um outro fator que não recai sob sua responsabilidade: a socialização do seu mascote nas primeiras semanas de vida dele com sua família felina. É, tem isso. Gatos recolhidos da rua a gente não tem a menor ideia do que foi a eles transmitidos. Da mesma forma, desconhecemos o período com que ficaram com suas mães, se tiveram pessoas os alimentando, gente que mostrou ser o humano uma criatura boa. O contrário também pode ter acontecido, alguém pode tê-los ferido gratuitamente. Como esse passado quase sempre prossegue uma incógnita, é importante estabelecer desde cedo vínculos saudáveis com seu mascote independente do que foi vivido antes da chegada em sua casa.
Mas ele já é adulto: o que pode ser feito para o gato gostar de mim?
Se isso não foi possível e seu felino já é um adulto, recomendo conversar pessoalmente com um veterinário ou adestrador. Isso porque é necessário uma longa conversa para que se tornem evidentes onde estão os pontos nevrálgicos do relacionamento entre vocês. E essa conversa tende a ser longa e criteriosa repassando mentalmente por todas as horas do dia. Uma vez diagnosticados esses tópicos, o profissional terá condições de, junto com o tutor, estabelecer novas regras de manejo. Assim será possível abrir caminho para que seu gato perca o medo e entenda que você pode ser seu amigo, além de um grande aliado à manutenção de uma vida divertida e saudável.