É difícil tratar unha de gato inflamada, ainda mais se o gato foge toda vez você que tenta ajudar. O problema é sério pois a área pode estar muito sensível. Às vezes os gatos nem se animam a caminhar, por isso que os tutores se quer sabem o que está acontecendo porque não vêem o gato caminhando torto ou se lambendo. É, esses são alguns dos sinais de unha inflamada de gato na medida em que os tecidos ao lado da unha ficam inchados.
E NUNCA! Jamais pense em arrancar ou cortar uma unha de gato inflamada. Primeiro porque a dor é cega, e segundo porque seu pet não vai permitir manipulação excessiva em uma área tão sensível.
Como tratar unha de gato inflamada
Segue abaixo algumas dicas do que pode ser feito. Mas atenção: seu gato tem de ser obediente e confiar MUITO em você. Caso contrário, ele pode te arranhar. Considere o uso de uma mordaça de ele for muito agitado ou levar em um estabelecimento veterinário para dar um atendimento mais adequado.
- Lave o ferimento com água morna e um pouco de sabão neutro;
- Mergulhe a pata de seu pet em uma bacia com água morna;
- Não se usa iodo em gatos porque é tóxico para eles;
- Nunca passe produtos que causem ardência diretamente no ferimento;
- Seque com toalha papel dando “batidinhas” mas não esfregue;
- Depois, deixe alguns segundos envolto em papel toalha;
- Use pó-antisséptico pois trata-se de ferimento úmido;
- Evite produtos que ressequem a área como pó-antisséptico;
- Pode colocar pomada com antibiótico, você põe usar nebacetin em gatos mas seu uso pode ser limitado se a infecção for mais séria;
- Saiba que dedo muito inchado e com muita secreção talvez nebacetin ou qualquer outras pomada não funcione;
- Se for assim, antibiótico de uso oral, receitado pelo veterinário, é o que vai tratar unha de gato inflamada com sucesso;
- Faça um curativo com gazes limpas envolvendo todo o pé para reduzir a dor;
- Troque o curativo diariamente por 7 dias.
- Se o gato permitir, depois de tratar da unha inflamada diminua o tamanho das outras unhas com alicate específico para esta finalidade e apenas a PONTINHA da unha;
Tenha em mente que…
No que se refere a ferimentos, a água é sempre um grande remédio. Então lave a pata do seu gato, lave, lave e lave. E se achar que já está suficientemente limpa, lave novamente. Lavar sempre foi um santo remédio, mas cabe lembrar, no entanto, que o problema pode ser FUNGO, e não bactéria, microorganismo este que responde melhor ao tratamento acima descrito. No caso de micoses, ou seja, dos fungos, seu pet terá de fazer uso de medicação antifúngica, e o ferimento deve estar sempre, religiosamente SEMPRE seco. Verifique se ele não está com feridas redondas pelo corpo. É um indício de fungo.
Todavia, se o problema é bacteriológico (pus no ferimento), lavagens por si só já podem dar um melhor aspecto à ferida, mas saiba que é possível seu mascote ter de fazer uso de antibióticos via oral ou injetável para conter a infecção. Às vezes, pelo fato de ser a pata uma extremidade, o animal força a unha que acaba se fincando em algum lugar, o que fere profundamente os ligamentos que unem a unha ao tecido. Essa área, uma vez inflamada, incha, por isso o dedo aumenta de tamanho. Se depois de tudo isso que você fizer o gato prosseguir mais dois dias com dor e dedo inchado, considere a necessidade de uma visita ao veterinário.