Saiba quais os cuidados com o cachorro no verão, acidentes podem interromper suas férias. Mas isso já começa na primavera.E não pense que a cachorrada não sente a mudança dos ares. Para quem não sabe, esta época também é de reprodução para boa parte deles. Então chegou o tempo de tirá-los de dentro dos apartamentos e dar aquele trato no visual, vá que ajude no quesito “encontro”.
Embora a corrida pelas pet shops comece nos meses de novembro e dezembro, há quem prefira deixar pronto seu mascote para as temperaturas mais quentes desde já, uma forma de garantir uma pelagem saudável, mas não tão curta, para o final do ano.
Saiba também: Cães e fogos de artifício, saiba o que fazer para seu pet ficar mais tranquilo
Cuidados com o cachorro no verão
Na saída do inverno, saiba que não é apenas pelo alto e nós no pelo atrás do pescoço que estão incomodando seu pet. Pequenos cuidados farão um grande diferença no humor de seu mascote que já está sentindo a chegada da nova estação.
1. Olhos
Para quem passou o inverno com aquela franjinha despontada agora pode optar em deixar os olhos de ser pet livres da cortina. O canto dos olhos, onde se acumulam secreções, também é um espaço que pode estar precisando de higiene.
2. Dentes
Pensando em uma higiene bucal? Pelo macio no final do ano e hálito desagradável não combina. Se seu pet é daqueles que acumula muito tártaro, talvez seja hora de fazer uma limpeza profissional. Cães e gatos mais jovens ou com menor propensão ao tártaro podem ter a boca higienizada com uma gaze envolta do dedo. Mas não esqueça de limpar os dentes na parte que fica encostada na língua e também os molares. Manter esse costume só faz bem ao seu mascote.
3. Patas
Pelos entre os dedos? É hora de remover esses nós que, além de desagradáveis, podem estar favorecendo a proliferação de fungos. Para cães que se mostram alérgicos à lâmina de tosa, uma tesourinha e uma boa dose de paciência também trazem excelente resultado.
Saiba mais: Como tosar as patas do seu pet
Faz mal cortar as unhas do pet?
4. Unhas
Gatos com arranhador em casa e cães que passeiam com freqüência podem não estar passando por esse desconforto, mas nada mais desagradável do que correr e sentir as pontas das unhas raspando no chão. Lembre-se que unhas cumpridas também afetam o equilíbrio de seu pet
5. Ouvidos
Um dos grandes vilões da saúde de seu pet, calor e umidade é prato cheio quando há acúmulo de pelos. Cheiro de queijo forte quando abraça seu pet? Pode ser a higiene do ouvido que está deixando a desejar. Peça para um profissional remover os pelos e continue com o tratamento aplicando produtos específicos para essa área em casa para não deixar que fungos e ácaros prejudiquem a saúde de seu pet.
6. Pelos
Por mais que você adora seu lhasa apto com pelo até o chão, lembre-se que talvez ele prefira uma cobertura mais fina para usar no verão. Para quem ainda não quer baixar o pelo de seu pet peludo, verifique por onde anda a saúde de sua pele escondida debaixo desse casaco. Animais peludos exigem cuidados redobrados e quem pulou muitos banhos pode estar com algumas áreas da pele precisando de ventilação. Verifique os locais em que ele costuma se coçar.
7. Tosa higiênica
E quem não gosta de sentir um piso frio nos pés na barriga nos dias mais quentes? Para quem não quer ver seu pet tosado, a tosa higiênica permite ventilação nas áreas que favorecem o mau cheiro em seu pet. Nessa modalidade, barriga e genitália perdem a cobertura pilosa. Você pode aproveitar o uso da lâmina e pedir para que seja revisto a franja e os ouvidos de seu mascote. Mas cuidado com a lâmina! Muitos animais voltam com a pele irritada em determinados locais se a tosa for muito baixa. Converse previamente com o profissional e escolha a opção que melhor
Leia ainda: