Embora filhotes dessa raça demorem alguns meses para erguer a pina, não quero cortar sua expectativas, mas deixar orelhas de yorkshire em pé só funciona se seu cachorro tiver genética para isso. A herança familiar é o fator determinante para que elas sigam em pé. Você até pode tentar deixá-las mais empinadas, se forem pequenas, mas se der certo é porque tinha de dar. Isso porque cartilagem é um tecido diferenciado que não pode ser modificado, muito menos aumentado.
Sendo assim, a combinação genética orelha pequena + cartilagem espessa permite que as pinas fiquem erguidas. Orelha grandes e mais pesadas, nunca ficarão de pé. Para se ter uma ideia de quanto distante isso está para acontecer, é como você ter olhos castanhos e desejar ardentemente que um dia eles se transformem em azuis.
E que mal há se seu filhote amado ficar orelhudinho? Se isso o perturba, atenção aos familiares adultos no canil onde você está comprado seu filhote.
Suplemento para deixar orelhas de yorkshire em pé funciona?
Não. Já vi clientes entupirem seus mascotes com suplementos à base de cartilagem e seus yorks continuarem com as orelhas baixas. Por mais cartilagem que você faça seu pet comer, saiba que ela vai ser digerida e vai embora via intestino. Ainda que seja absorvida, não pense que ela vai seguir para as orelhas do seu cachorro, estrutura que recebe nutrientes via corrente sanguínea e isso não inclui cartilagem. A espessura e o tamanho dela já foram determinados pela genética.
O que pode ajudar deixar orelhas de yorkshire em pé ?
O que pode te auxiliar nesse momento é que cães com pina pequena, cujo um dos pais tem as orelhas em pé, são talas Só que a persistência do tutor deve ser bem grande e estamos falando de algo em torno de dois meses ou até mais. Mas essa técnica só terá êxito se seu pet tiver a orelha pequena e com tendência a ser empinada.
Você aprende a fazer essa tala passo-a-passo em vídeos na web. Cuidado com a escolha do material e NUNCA use esparadrapos. Isso vai dar uma gigantesca alergia nas orelhas e o processo inflamatório vai contribuir para deixar suas orelhas ainda mais pesadas. Se deixada por muitas horas, a pele sente os efeitos negativos. O ruim é que seu pet pode se coçar muito com o desconforto de ficar com as orelhas forçadamente para cima.
Isso era feito antigamente com orelhas de dobermans e funcionava bem. No entanto, tinham esses animais as orelhas CORTADAS, razão pela funcionava porque estavam menores que o tamanho original. Receba orientação em locais idôneos sobre a forma de fazer essa tala e os materiais.
Outra forma de contribuir com as pinas erguidas é deixar sempre com pouco pelo. Orelhas peludas pesam mais. Não faça isso em casa com uma tesoura comum porque é EXTREMAMENTE PERIGOSO! Você não tem prática e pode cortar um pedaço da orelha do seu mascote.