É mais comum uma cadela no cio ficar agitada. Contudo, pode acontecer da cadela no cio ficar triste, mas isso nada tem a ver com cólica menstruais como estas que mulheres reclamam quando estão prestes a menstruar. Saiba de antemão que uma cadela não tem cólicas como a mulher, até porque os mecanismos que regem o cio de uma cadela são um pouco diferentes se comparamos com a fertilidade humana.
Uma cadeia de hormônios pode deixar a cadela no cio mais agitada
Cabe salientar que a cadela no cio está com muitos hormônios trabalhando em forma incessante sobre seu corpo com vistas à reprodução. E se tem uma coisa que foge no nosso controle é a natalidade dos animais. A não ser que você tenha uma cerquinha, um pátio com grade ou um apartamento para fechar a porta, uma cadela no cio faz verdadeiros malabarismos para encontrar o reprodutor. O que pode estar acontecendo, se no seu caso a cadela no cio ficar triste, pode ser que ela esteja confusa com essa ebulição hormonal que tomou conta dela.
Antigas cirurgias abdominais podem fazer a cadela no cio ficar triste
Via de regra cadela no cio não fica triste. Mas se ela estiver com cara de quem está triste seria interessante você averiguar se ela não está, na verdade, com dor. Isso pode acontecer, porém não é comum. Se ela estiver com ovários policísticos, atresia vaginal ou outras alterações do aparelho reprodutor decorrentes de abortos, cesarianas ou aderências decorrentes de cirurgias abdominais anteriores, pode ser que ela manifeste desconforto durante o cio. Quando a cadela está no cio, haverá crescimento dos vasos sanguíneos para a região reprodutora e o consequente aumento do tecido envolvido, e se por ventura ele estiver alterado ou aderido em alças intestinais, por exemplo, isso pode resultar em dor.
Seria interessante você se certificar se o que ela está passando é cio mesmo. Pode acontecer de sua cadela estar abortando ou tendo sinais clínicos de outra doença reprodutiva, o que muito tutor confunde com cio em função do sangramento.