São vários, mas aqui deu-se ênfase a 7 sinais que o cão usa para falar com o dono. Isso porque os cães tem uma forma de comunicação que lhes é particular. A linguagem corporal nos diz muito sobre qual a informação que eles querem transmitir ao seu tutor, como seus sentimentos e emoções. Segue abaixo alguns códigos para você entender melhor seu mascote.
O olhar
Os olhos são o reflexo da alma? Também são do seu cachorro cuja expressão não tem truques nem fingimentos. Por meio deles você já decifra medo, afeto, raiva, expectativa. Se olhar fixamente seus olhos está buscando sintonia, algo como: “o que você quer que eu faça? “ou ainda “o que você vai fazer agora? Vamos, diga, estou esperando”. E na sequência dos acontecimentos, ele passa a entender sua vontade por meio de gestos e palavras suas. A aparência do seu cão é fixada em um objeto? Então ele o deseja. Se é a porta, provavelmente quer sair. Fica olhando em cima da pia? Comida pode ser o alvo. Olhar fixo em alguma coisa significa que seu pet está reivindicando algo. Porém, um cachorro desconhecido com o olhar fixo no seu pode anunciar problemas. Ele pode estar se sentindo intimidado por você. Cuidado com mordidas!
A cauda
A cauda é o prolongamento da espinha dorsal do seu cão e expressa todo o seu estado de humor. Cauda baixa e entre as pernas pode ser algo entre submissão e medo. O jeito como o cão balança o rabo acaba sendo entendido por seu tutor ao longo dos anos. Faça uma observação do comportamento para entender o que significa os movimentos da cauda. O abanar frenético antes da alimentação pode ser igual àquele que precede um passeio, e é totalmente diferente daquela cauda que balança quando está indo à contragosto tomar banho na petshop. Você acaba compreendendo se ele gosta muito ou pouco de alguma coisa ou situação pela maneira como ele balança o rabo
Posição dos ouvidos
Baixo, submissão: seu pet está triste ou tem medo. Para trás significa que ele está pronto para receber sua mão na cabeça dele, e com isso alguns carinhos. Na posição normal, tudo está em ordem, porém reta e empinada indica atenção e seu pet está atento a um som estranho, provavelmente desconhecido, como aquele causado pelo caminhar de uma pessoa ou até mesmo o ruído de um animal. E nessa posição, seu pet ainda não sabe o que vai fazer. Ele não decidiu se vai voltar a descansar ou se vai levantar e averiguar o que é aquele som.
O corpo
Tem cachorro que não balança o rabo, mas o corpo todo. Como expressar suas vontades e sentimentos vai de cada um e deve você saber que é o seu caso. Alguns cães já vão direto para o chão abrindo as pernas quando você chega, total sinal de submissão àquele que ele reconhece como sendo o seu líder. Eles podem fazer isso com outros cães e significa algo semelhante. Outros, por sua vez, não conseguem segurar a urina e molham o chão inteiro tamanho é a emoção de vê-lo chegar em casa. Patas da frente rente ao solo e quadril para cima? Se prepare que seu dog quer brincar.
A voz
A vocalização é muito importante para os cães. Eles usam a voz em determinadas circunstâncias e a mais alta delas é quando você sai de casa ou chega nele. Mas existem outras formas, como grunhidos, que expressam alegria. Muitas vezes ele entende que você faz uso de vocábulos e tenta travar um diálogo soltando a própria voz. A intensidade e frequência também deve ser decifrada. Assim que acorda e está com bexiga cheia, ele pode latir, uma forma de protestar que está apertado.
A boca
Se a boca está fechada, nada digno de nota. Alguns cães tem a mania de sorrir para seus tutores. Se começa a mostrar os dentes em uma postura pouco amigável você já sabe o que pode acontecer. Língua de fora pode ser cão ansioso. Da mesma forma, cão irrequieto e bocejando pode ser nervosismo, mas obviamente que estando seu cão em repouso indica relaxamento.
O esconderijo
Cachorro se esconde por diferentes motivos. Ralhou com ele e de repente lá foi seu pet para debaixo da cama? Ele está ressentido, podendo ainda estar com medo ou senti-se inseguro por não ter agradar ao dono. Se esconder do dono pode até ser sinal de doença ou dor. Na dúvida melhor se esconder em algum lugar esperando a poeira baixar. Cachorro esperto esse seu! Mas atenção! Cães com dor ou extremamente inseguros na presença de outros animais podem buscar por refúgios mesmo que você não esteja presente.