A correria do final ano foi longa, gastou todo o dinheiro antes das férias ou você é daquelas que ama deixar seu pet peludinho? Mas por mais que você goste de seu Lhasa Apso com o pelo comprido, lembre-se de que a maioria dos cães sente prazer quando perde as madeixas longas na época de calor, então aproveite o calorzinho para arregaçar as mangas e aprender como tosar as patas do cachorro.
Para quem se preocupa com estética, é importante saber que o pet não liga para pelos quando o assunto é conforto e bem-estar. Existem raças que, se não forem tosadas, podem ficar com o pelo falhado e sem graça, fazendo-o até mesmo cair (como é o caso dos pastores e collies). Assim, é recomendável que você acelere esse processo com a ajuda de uma tesoura, preparando uma pelagem uniforme e saudável até o próximo inverno.
Mas se você mantém o pelo escovado e no capricho, e seu pet é daqueles que permanece o verão em locais frescos, versão inverno pode não ser um martírio, mas ainda assim é interessante “revisar” se as patinhas de seu cachorro estão adequadas à rotina dos meses de verão. Patas com pelos entre os dedos amortizam ferimentos quando o assunto é caco de vidro e pedrinhas esquecidas no meio da grama se seu pet sai para passeios diários.
Outra vantagem é que ficam as almofadinhas plantares – aquela bolinha preta debaixo do pé – mais bem protegidas de queimaduras, o que não acontece quando você remove o excesso de pelos. Por outro lado, esses cães tendem a escorregar nas lajotas das casas de veraneio quando molhadas ou ao sair correndo para brincar com as crianças.
Patas nuas facilitam a higiene, evitam o desconforto que “bolinhas”(emaranhado de pelos) podem promover entre os dedos, dificultam a vida de fungos e bactérias e trazem uma sensação de pés descalços nos pets. Ao serem lavadas secam em poucos minutos.
O lado negativo é que alguns cães são alérgicos à máquina de tosa e têm suas patas cobertas por pequenas feridas em função disso. Se o processo for realizado em casa, uma tesoura sem ponta evita essa dermatite, mas seu mascote deve ser muito zen e sua visão muito apurada. Além de gestos suaves e seguros para fazer isso em casa sem machucar os dedinhos de seu pet.
Pronta para a higiene? Confira o passo a passo para tosar as patinhas do seu animalzinho
Com uma escova adequada, não deixe um fio das patas de seu cão ficar de fora da escovação
Com a pata apoiada no chão, corte os excessos de forma circular
Você pode se sentir melhor fazendo isso contendo seu pet no colo, mas ele não pode ter o costume de recolher bruscamente a pata de sua mão
Considere a possibilidade de manter íntegra a região entre os dedos se isso proteger mais a pata de seu pet
Caso contrário, remova o pelo entre os dedinhos. Atenção: seu pet não pode se mexer ou sentir cócegas. Um corte nessa região pode levar semanas de tratamento e significa grande desconforto para o animal
Pronto! Patinha peluda versão primavera-verão
Leia também: