
É pergunta constante: faz mal cachorro comer grama? Não, não faz, alguns cachorros até apreciam uma folhinha verde e isso é perfeitamente normal. No mundo natural, lobos e cães selvagens comiam presas inteiras, ou seja, com o conteúdo estomacal delas. Sendo assim, junto com um coelho, os cães podiam receber as fibras que por ventura estivessem no aparelho digestivo desses animais. Por isso, é normal um cachorro comer grama: elas facilitam o trânsito intestinal.
Tenha em mente, contudo, que grama não é algo que podemos dizer isento de patologias. Uma vez colocando grama de parques públicos na boca, seu pet corre o risco de estar engolindo ovos de fezes e oocistos de outros agentes patógenos, como o parvovírus, por exemplo Ou seja: uma inocente graminha pode estar contaminando seu cachorro.
Cachorro que come grama está passando mal?
Existe aquela cultura popular de que cachorro que está comendo grama está doente. Pode ser verdade? Sim, pode. Mas existem alguns motivos que fazem com que seu cachorro coma grama quando não está se sentindo bem. Não que ela, a grama, seja terapêutica, mas é a forma como eles procuram eliminar aquilo que está incomodando seu organismo por dentro. Segue abaixo algumas explicações:
Faz mal cachorro comer grama?
Quando não é por hábito nem pelo sabor – alguns cães gostam de comer temperos e hortaliças – seu pet pode estar querendo promover o vômito, razão pela qual ele ingere grama. Seu pet é super inteligente por estar fazendo isso? Não, colocar alguma coisa para dentro – e isso inclui terra – é uma forma de irritar ainda mais a mucosa estomacal, o que pode favorecer a explosão do conteúdo que no estômago está.
Quando se preocupar com o cachorro que come grama
Cachorro que vomita muito, está magro, quieto em um canto e tomando muita água é sinal de problema. Quando ele está assim, ele pode comer grama – ou qualquer outra folha – porque está incomodado. Ingerir folhas é seguir um instinto primitivo para ver se aquele mal-estar passa. E quando estamos falando de mal-estar, a gama é bem extensa e pode ser por conta da ingestão anterior de um corpo estranho (uma chupeta, por exemplo), verminose, gases e doenças do aparelho gastrointestinal. Nesse caso, não é a grama o problema do seu cachorro: ela está sendo usada como paliativo por ele. Além disso, alguns cães gostam de ingerir fibras simplesmente porque se sentem bem com isso.

Tem como fazer o cachorro parar de comer grama?
Até tem como fazer com que o cachorro interrompa o hábito de ingerir plantas verdes. Isso porque ele pode estar dando fim no seu jardim. E se você tem azaleias, comigo-ninguém-pode, espadas-de-São-Jorge, lírios e kalanchoês, seu pet pode se intoxicar ao comê-las.
Para atentar coibir o hábito, leia abaixo algumas dicas:
- Esteja com seu pet enquanto ele passeia pelo jardim e diga “não”! toda vez que ele abocanhar um verdinho;
- Uma alimentação que contenha fibras – veja com seu veterinário as marcas mais indicadas – pode fazer com que ele perca a vontade de ingerir folhagens;
- Espere que ele cresça. Filhotes tem mais evidente essa mania de comer plantas do que cães adultos;
- Borrife água oxigenada na planta de preferência de seu pet. Isso pode causar um gosto estranho na boca e ele passa refugar essa planta. Mas não se escore muito nessa eficácia! Ele pode não se incomodar muito com o novo gosto e prosseguir mastigando.