
Primeiramente, filhote de cachorro com vômito e diarreia pode ser doença infecto-contagiosa, uma delas a cinomose sim. No entanto, o mais comum de aparecer, quando é este quadro, é a parvovirose. Igualmente perigosa, ela pode matar seu pet em questão de horas. Essa possibilidade aumenta quanto menor a idade do seu cão, ainda mais se ele não foi vacinado.
No entanto, a cinomose costuma cursar com outros sinais. Ela tem o que chamamos de fase intestinal, que é justamente vômitos e diarréia. Além disso, alguns animais podem apresentar bolhas com pus no abdômen, mas o vírus também faz um estrago nos pulmões, o que dá em alguns cachorros aspecto de animal com gripe. Isso porque ele passa a apresentar muita secreção ocular, a famosa remela nos olhos, um dos sinais mais evidentes de cachorro com cinomose.
Depois disso, o animal pode entrar na fase nervosa, que é quando ele passa a ter “tremedeiras” em algum grupamento muscular, podendo ser as pernas, o masseter, os músculos da testa. É nessa fase que o filhote pode perder, e de forma permanente, o movimento das pernas. Se o grupamento muscular afetado for a mandíbula, o animal também tem sua vida comprometida porque tem dificuldade de se alimentar.
Leia ainda: