Filhote de cachorro vomitando pode ser muita coisa. Primeiramente, pode ser um mal-estar passageiro, também ingestão de um corpo estranho, mas pode ser o resultado de doenças infecto-contagiosas, como parvovirose. Apesar de ser preocupante, vamos começar pela situação mais fácil de resolver, também a mais comum. Porém, fique ligado até o final deste post: apesar de as estatísticas, nesse caso, serem mais brandas, seu cachorro pode estar com doença infecciosa.
Filhote de cachorro vomitando tem 4 causas principais
Mal-estar
Por acaso seu pet comeu alguma coisa que sobrou do almoço da família? Se ele não estava acostumado, pode ter dado aquela dor de estômago que fez com que ele vomitasse. Isso pode acontecer com troca de ração, introdução ide um novo petisco ou até roubo da lata do lixo. Quando for assim, depois do primeiro episódio de vômito, pense no que ele comeu duas horas antes.
Intoxicação
Se ele deu uma passadinha pela lata do lixo, por acaso pegou algum resto de chocolate? Você tem azaleias no jardim? Em algum canto da casa você colocou veneno para baratas? Intoxicação é outra situação que justifica filhote de cachorro vomitando. Cuidado porque a toxicidade pode nocautear seu cachorro, ainda mais se for um reconhecido veneno. Sendo assim, nem vacile duas vezes e vá até uma clínica veterinária, Às vezes é necessária a aplicação de antídotos.
Ingestão de corpo estranho
A chupeta do filho caçula despareceu e está seu filhote de cachorro vomitando? Pois é. Pedras, pedaços de brinquedos de crianças, tampinhas de garrafas e até fibras de tapete podem ter sido ingeridos. Logo, esteja atento àquilo que seu pet põe na boca. Se pode ser perigosos para uma criança de dois anos, também o é para seu cachorro. Por precaução, tire essas coisas do acesso dele. Isso porque não raro é necessário cirurgia para remover esse objetos e o pós-operatório é bastante complicado.
Doenças infecto-contagiosas
Por fim, o bicho-cabeludo responsável por filhote de cachorro vomitando, as famigeradas cinomose e parvovirose podem cursar com vômitos. E são graves, muito graves, podendo matar seu cão em menos de dois dias. Ele é vacinado? Verifique se ele está com febre. Mesmo que seja, se nenhuma das outras situações se enquadrou seu filhote, fique ligado nessa última alternativa porque seu desfecho é atroz. Portanto, se ele vomitou o dia todo, mesmo que não seja doença infecciosa, deve seu cão passar em uma clinica veterinária. Saiba que filhotes de cachorros vomitando desidratam muito rápido e sofrem de um quadro chamado alcalose metabólica que deve ser revertido com soroterapia.