Se a gata castrada entra no cio você pode estar com um problema de dimensões consideráveis, já que a castração é realizada justamente para evitar esse tipo de comportamento.
Quando acontece de gata castrada fazer cio desconfiamos que durante a ovario-salpingo-histerectomia – a conhecida castração – o ovário não foi removido integralmente. Sendo assim, restou pequena parte de tecido ovariano. E uma vez recebendo vasos sanguíneos, esse tecido volta a produzir hormônios e lá vai sua gata repetir o tão indesejado cio, motivo principal de você ter optado pela castração dela.
Quando isso ocorre, você deve procurar o veterinário que fez a cirurgia e relatar o episódio. Algumas vezes pode ser que os hormônios tenham sido lançados na corrente sanguínea dias antes do procedimento, razão pela qual ela ainda manifesta cio. Se for assim, tão logo esses hormônios sejam metabolizados, a gata nunca mais manifestará cio novamente.
Se sua gata foi castrada entra no cio meses depois da cirurgia, de fato, restou parte do tecido ovariano. Cabe salientar que, nesse caso, terá sua mascote manifestação de cio como se não tivesse sido castrada, mas uma vez que o útero foi removido, a possibilidade de ela ter filhotes torna-se nula.