Para quem está na dúvida, gata ofegante depois do parto não é normal, mas não é mesmo. Se espera que ela fique dessa forma quando muito durante o parto, mas não depois dele. Após dar à luz, a gata deve estar como nesta imagem que você está vendo neste post. Sendo assim, certifique-se se por acaso o que você está vendo não é ansiedade pós-parto. Este sim, é um quadro mais comum e mais fácil de se compreender. Uma gata ofegante depois do parto pode ser eclâmpsia ou filhotes que ainda estão a caminho. Então pode ser que sua gata esteja ofegante porque ainda tem filhotes a nascer. Quer saber se ainda tem filhotes? Clique aqui.
Gata ofegante depois do parto pode ser ansiedade
E torça para que seja isso. Se for, costuma durar poucas horas. Contudo, em gatas de primeira viagem, as gatas de primeira cria, isso pode acontecer. Elas podem estar angustiadas com aquele monte de bichinho resmunguento procurando tetas. Ademais, alguma tem instinto maternal mais retardado e demora para entender as lides da maternidade. Isso acontece especialmente naquelas que foram acostumadas com seus tutores fazendo tudo por elas. Muito bem, seu tutor, e agora? Fazemos o quê?
A ansiedade pós-parto se controla nas primeiras horas. Cabe ao tutor mostrar serenamente para a mascote o que ela deve fazer com seus pequenos, assim como a nova rotina, para os próximos dias. Use suas mãos no início e deixa ela terminar o resto. Leve os filhotes até as tetas e os segure alguns instantes p;ara ela ver como é amamentar. Assim, mostre como se faz estando junto dela, passando calma e normalidade neste momento que é tão novo. A gata ofegante por ansiedade pós-parto tende a se acalmar em questão de poucas, mas se continuar no outro dia é porque temos problema.
Quando começar a se preoupar
Finalmente, tenha em mente que se ela pariu TODOS os filhotes, o que se espera é uma gata serena, cansada e sonolenta. Isso porque suas energias se esgotaram com o trabalho de parto. Sob o efeito da ocitocina, por sua vez, as mamas ingurgitam, e ela sente prazer ao esvaziá-las durante a amamentação. Sendo assim, após concluir o parto, sua gata deveria estar dormindo, lambendo os filhotes e relaxando progressivamente. Quando desperta, pode ainda estar preocupada com os pequenos, pode mostrar alguma ansiedade, mas jamais deveria estar ofegante.
Procure o médico-veterinário se isso se prolongar por muitas horas porque não é normal. Em caso de eclâmpsia, que é assunto bem sério, esgotamento ou infecção uterina, sua cadela estará, sim, ofegante. Por fim, verifique se ela está com a temperatura do corpo muito elevada. Isso porque febre é indicar de problemas. Se for assim, não demore para procurar ajuda. Isso porque infecções uterinas podem levar sua mascote à óbito em dois ou três dias.