Se gato pega carrapato? A princípio, não. Primeiro porque gatos saem menos às ruas; e segundo, os carrapatos costumam ser adaptados à espécie a qual atacam. Ou seja: carrapato de cachorro tem predileção por cachorro, e carrapato de gado tem pelo gado. O aparelho bucal desses parasitas se adaptou, através de gerações, a perfurarem a pele do seu hospedeiro de eleição.
Mas na falta de cachorros, o carrapato, então faminto, dá um jeito de fazer a reação enzimática necessária para perfurar a pele de quem estiver por perto, e isso vale para gatos e até pessoas.
Por conta disso, os gatos também podem ser portadores de doença transmitidas pelo carrapato, como a Erlichiose.
Meu gato está com carrapato e agora?
Final de semana no sítio da vovó e lá está um carrapato bem redondo no pescoço do seu bichano? Pois bem, agente te ajuda. Só que antes de ir para o sítio da vovó, saiba que é interessante manter em dia também em gatos a aplicação de produtos carrapaticidas. Mas cuidados com a toxicidade. Verifique a indicação em lojas especializadas ou converse com o veterinário de confiança.
Uma vez com o carrapato no corpo, veja o que pode ser feito:
- Não adianta remover os carrapatos quando já estiver em casa. Isso porque o mal já está feito e eles podem até cair pelo seu tapete iniciando a ovopostura. Se você constatar a presença deles, recomendo levar a uma petshop para banhar seu pet a levá-lo carrapateado para casa;
- No meu tempo de menina a gente puxava o carrapato e pronto, fim de papo. Mas agora já inventaram pinças para remoção dos parasitas. De certa forma, tem fundamento. O aparelho bucal pode ficar preso à derme do seu gato e causar vermelhidão, coceira ou alergia. Mas sinceramente, prefiro isso a ter de ficar olhando para um carrapato pendurado no meu gato. Além disso, corro o risco de o carrapato se desprender do gato e ficar perambulando e depositando ovos pelos meus tapetes;
- Se você quer remover, segure o carrapato por inteiro, e de preferência pela parte colada ao gato e puxe. Isso só depois de deixar óleo mineral (ou azeite) fazer efeito no local da picada por 20 minutos. Após, puxe com um papel filtro ou papel higiênico porque vai escorregar.
- Higienize a área afetada, mas não use iodo na pele do gato! É tóxico para ele.
Ainda assim é interessante passar no veterinário na volta do seu passeio para tratar do ferimento resultante da picadura. Isso porque, passadas algumas semanas, seria prudente seu gato fazer exames de sangue para ver se não foi parasitado internamente.