Diz a lenda que quando Adão e Eva foram expulsos do Paraíso, um abismo começou a se criar entre eles e as demais especiais animais. Porém, momentos antes de a fenda se tornar intransponível, saltou o cão para o lado do Homem. Era melhor passar o resto da eternidade ao lado de seu grande amigo do que ficar longe dele.
Há quem não goste de cachorro
A decisão teve seu preço pois nem todos os seres humanos apreciam a companhia de um cachorro. Mas uma parcela significativa da humanidade sabe dar valor àquele que não é por acaso o melhor amigo do Homem. Pesados são nossos débitos para com os animais, em especial os cães, criaturas que ao longos dos séculos têm nos prestado dezenas de favores . O e resgate de pessoas é um dos mais significativos. Isso sem falar de seu uso como cão guia, suas atribuições nas Forças Armadas e no combate ao narcotráfico. Além, é claro, de sua querida e amável companhia. Portanto, nada mais justo a comunidade dar uma mãozinha, ou o braço inteiro, quando milhares deles se encontram em sérios riscos de perder a saúde, a integridade e a vida.
Não fossem essas pessoas, os cães resgatados da enchente do Rio Grande do Sul flagelados estariam até agora caminhando pelas ruas da cidade perdidos no mais absoluto sofrimento. Sem eles, nada do que foi feito para salvar os animais teria sido possível. Ainda que fosse apenas para ficar ao lado, estender a mão ou oferecer um pouco de água. Os voluntários dos animais são pessoas com um coração tremendo. Eles desceram do pedestal de Homo sapiens, a criatura mais inteligente que habita o planeta, para mostrar que somos dotados de certa inteligência pois existe entre nós quem pratique gratidão.
O melhor amigo do cachorro
Graças a eles, retribuímos aos cães o que a espécie tem feito pela humanidade. Os cães nos servem em diversas atividades pelo simples fato de adorarem estar entre nós. Parece que finalmente estamos fazendo as pazes com o mundo animal. A extrema e gratuita dedicação desse grupo nos permite afirmar, com relativa segurança, que o Homem pode até ter lá os seus problemas, mas, apesar de todos os tropeços, segue o melhor amigo que um cachorro pode ter.