Nariz de cachorro muda de cor e é perfeitamente normal.
Em condições naturais, existem 2 momentos em que você vai se dar conta de que a cor do nariz do cachorro está mudando: quando tinge 30 dias de vida e na idade madura. Isso depende de fatores genéticos, mas o fenótipo se vale do ambiente também para justificar alterações na cor do nariz do cachorro. Algumas raças, em especial as nórdicas cujos exemplares receberam pouca incidência solar ao longo dos séculos, o nariz acabou por perder a pigmentação. Huskies Siberanos são um exemplo disso. Muitos deles nascem com o nariz rosáceo que com o tempo escurece, mas nem sempre em sua totalidade. E se vivem em ambientes tropicais, locais para os quais não foram geneticamente preparados, mais uma vez o nariz sofre alterações na pigmentação, mas desta vez devidos às constantes agressões dos raios solares.
Por que nariz de cachorro muda de cor
A idade e genética do cão determinam a cor do seu nariz enquanto a fisiologia o instala no tempo esperado. Cães que hoje têm o nariz de coloração notadamente escura podem ter tido o nariz branco quando filhotes. É possível? Perfeitamente. Cães que nasceram com pelagem branca tendem a ter o nariz cor de rosa, assim como algumas crianças brancas nascem louras. Na verdade, não se trata de um bebê de cabelos brancos ou amarelos, mas apenas a imaturidade das células responsáveis pela pigmentação do cabelo. Da mesma forma, a nariz do cachorro leva mais alguns meses para adquirir a sua pigmentação natural que passa de cor de rosa a preta ou marrom
Conforme os cães vão adquirindo maturidade, a coloração do nariz mais uma vez pode passar por alterações. Desta vez, contudo, ele “desbota”, passando a ter um aspecto menos vibrante, o que também é normal e esperado pela idade. Em uma comparação mais grosseira, é como se fossem nossos cabelos brancos, mas se refletindo na intensidade da cor do nariz.
Quando se preocupar com nariz de cachorro que muda de cor
- Esteja atento se seu pet tem esfregado o nariz no chão a ponto de alterar a textura dele, muitas vezes ficando mais espesso. Esse tipo de problema deixa “manchas”mais claras ou escuras no nariz.
- Coceira indica problemas, como alergias;
- Existem algumas doenças que cursam com despigmentação, uma dela é o vilitigo, mas também existem as autoimunes, afecção que dentre os sintomas pode incluir despigmentação afetando as junções mucocutâneas. Mas não se assuste por agora pois são todas raras;
- Ferimento em nariz que perde a cor precisa ser investigado para tumor, um acontecimento que já não é tão incomum de acontecer.
Leia ainda: