Quando está o nariz do cachorro rachado ou ressecado, preste atenção em quatro questões:
- o período do tempo em que seu pet fica exposto ao sol ou frio;
- a qualidade de sua ração;
- seus hábitos de rotina;
- se o cachorro é filhote e teve contato com outros animais.
Nariz rachado ou ressecado costuma estar escorado nesse tripé como sendo as causas mais prováveis. O nariz dos cachorros possui glândulas que mantém a umidade natural característica, e se está ressecado a ponto de mostrar rachaduras, algo de anormal está acontecendo no dia-a-dia do seu pet.
Causas do nariz do cachorro rachado ou ressecado
Dentre os hábitos de seu cão, esteja atento ao tempo em que ele fica exposto aos raios solares. O calor, bem como a umidade do ar, contribuem para este cenário do nariz seco. O ressecamento se deve também ao uso constante de ar-condicionado. Da mesma forma, animais que pernoitam na rua podem estar com o nariz machucado em função do ar frio da noite.
Outra questão é a nutricional que pode ser reflexo da má digestão do seu pet. Algumas alergias alimentares podem ter reflexos na mucosa, o que causa coceira no focinho. Em se tratando e alergias, esteja atento aos produtos usados no ambiente assim como aqueles borrifados pelo ar. Seu cachorro pode estar esfregando nariz e deixando-o ressecado para se livrar dos odores que o cercam.
Saiba ainda que existem algumas doenças que cursam com ressecamento de pele e mucosas. Assim, outra questão que deve ser verificada é a idade do seu mascote, o contato com outros animais e até que idade ele foi vacinado. Isso porque cinomose é outra doença que cursa com esse quadro. Mas se for esse o caso, seu animal já estará com a saúde comprometida, não apenas com ressecamento de nariz.
Como tratar nariz rachado ou ressecado
Com vistas à reversão desse quadro, comece suspendendo a fonte de frio ou calor excessivos. Na sequência, converse com o veterinário de seu pet e verifique a possibilidade de ele estar passando por um processo alérgico. Assim você estará verificado se a rachadura ou ressecamento não se trata de sequela de cinomose.
Uma vez descoberta a causa, você pode lavar suavemente o nariz do cachorro com sabonetes emolientes sem cheiro (DOVE) e depois complementar com produtos umidificantes de uso tópico. No entanto, tenha o cuidado de aplicar pequena quantidade para não despertar no cachorro a vontade de lamber, atitude que acentuará o ressecamento. Gel lubrificante íntimo não tem odor e costuma ser eficaz para esta finalidade. Para ter mais chance de sucesso, procure fazer isso antes de ser cão dormir e passe de forma a ele não entender que está sendo sendo medicado.
Entretanto, se o caso da rachadura do nariz é queimadura solar, verifique a possibilidade de colocar seu pet em um local com menor exposição solar. Se seu cão for de guarda e, consequentemente, estar na rua é sua função, procure usar protetor solar fator 50 em toda a região do focinho.
Cuidado com focinhos brancos e cor de rosa
Apesar de todos esses cuidados, saiba que estas lesões se mostram mais frequentes em animais de nariz de cor clara. Sendo assim, essas recomendações não podem ser negligenciadas sob pena de seu pet desenvolver lesões mais sérias, como neoplasias (câncer) no focinho, tratamento que pode exigir amputação parcial de nariz.