Primeiramente, o que você vai dar de comer para filhote de cachorro recém-nascido é o leite de sua mãe. E à vontade, aproximadamente de 6 a 8 vezes ao dia. No entanto, se você encontrou uma ninhada abandonada ou se a mãe dele está adoecida, saiba que você pode, sim, fazer uma papinha para o filhote. Mas muito mais prático é comprar a formulação pronta em lojas de produtos pets. Além de já vir pronta, ela vem acompanhada com kit de mamadeira e bicos. Todavia, não havendo essa possibilidade, segue uma receita de sucedâneo de leite de cadelas.
Mas atenção!!! Leite de vaca fervido e acrescido com água não é em nada nutritivo para os filhotes. Além disso, podem causar cólicas. Leite da vaca tem menos gordura se comparado ao leite da cadela. Por essa razão é necessário acrescentar alguns nutrientes para melhor atender às necessidades do animalzinho.
O que dar de comer para filhote de cachorro recém-nascido
200 ml de leite integral
50 ml de água
1 pitada de sal
1 gema de ovo
1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem
1 colher de chá de mel
10 gotas de vitamina B12 comprada em farmácia
Ademais, saiba que o filhote tem uma reserva de aproximadamente 12 horas de energia que ele guarda no fígado. Isso também depende do estado nutricional da mãe. Contudo, mais de dois dias de jejum pode se demais e está na hora de ele receber o sucedâneo de leite de cachorro.
Como dar de comer para filhote de cachorro recém-nascido
Sirva com uma seringa de 3 ou 5 ml na temperatura de 35 – 38 graus celsius. É uma lambança só, mas o cachorrinho faminto se alimenta com vontade. A quantidade varia com o biotipo. No entanto, ele mesmo começa a dar sinais de basta quando está com a barriga cheia. Isso pode acontecer depois de 5, 8 ou 10 ml. Mas não se assuste se passar dos 20ml. E vá com calma, não “entupa”o filhote com leite. Assim que você alimentá-lo pela primeira vez, terá ideia da medida a ser seguida nos dias seguintes.
Note que, ao contrário da cultura popular, que acrescenta mais água ao leite da vaca para dar ao cachorrinho, o leite da cadela é ainda mais gordo do que esse que consumimos, razão pela qual o sucedâneo não deve receber água, mas azeite de oliva e gema de ovo.
Estamos falando de cachorrinho recém-nascidos, de olhos cerrados e se arrastando no chão. Se o filhote que você quer alimentar tem duas semanas ou mais, clique em o que dar de comer ao filhote de cachorro de um mês.
Tem uma maneira mais fácil de dar de comer para filhote de cachorro?
Tem. Isso porque você pode comprar o sucedâneo pronto. Aliás, a Royal Canin possui um produto de excelente qualidade nutricional e já vem com mamadeira e bicos de vários tamanhos. Esse sucedâneo é uma salvação, mas se você recolheu uma ninhada abandonada, talvez não esteja preparado para desembolsar mais de R$.200,00 pelo leite.
Mas atenção!! Nada de ração em lata se ele não tiver um mês. Se você o recolheu, esse filhote pode ter sido tirado das tetas da mãe ainda hoje. Sendo assim, você poderá causar uma gastrite tão severa com a troca da alimentação que poderá matá-lo.
Saiba ainda que, mesmo com esse cuidado, o cachorrinho pode desenvolver problemas gástricos em função da troca brusca do alimento.