Você está em casa revirando sua caixinha de remédios procurando o que dar para cachorro com febre?
Então saiba que sua busca é inútil: você não vai dar nada. Mas porquê?
Se você está se fazendo essa pergunta, o que dar para cachorro com febre, é porque seu pet está com problemas. Ou pelo menos essa é sua interpretação, o que deve ser levado em conta pois tutores conhecem seus pet. Mas em primeiro lugar, saiba que o que é febre para você pode ser a temperatura normal de seu cachorro; em segundo lugar, a maioria dos antipiréticos de uso humano, em dose errada, são tóxicos para o cachorro, e em terceiro, não é baixando a temperatura que você vai resolver o problema que ele tem.
Mas atenção!!! Se seu pet estiver com temperatura acima de 40,5ºC ou se for gestante, não perca seu tempo e leve imediatamente ao veterinário!!!!
Febre ou hipertermia, você sabe a diferença?
Na sequência desse post, a gente tenta te ajudar a baixar a febre do seu mascote que deve estar desconfortável em função disso. Podemos até tentar esclarecer o que pode estar de errado com ele. Contudo, cabe salientar que dificilmente você vai ter essa resposta, o que dar para cachorro com febre, aqui pela internet. Isso porque, nós, veterinários, não sabemos se você está com uma real situação de animal febril ou se o quadro é, na variedade, hipertermia, um quadro que, embora também curse com aumento de temperatura, é uma situação bem distinta e com tratamento diferente.
Se ainda assim você quiser ajudar seu animal e administrar por conta própria dipirona, por hipótese, saiba que desta forma estará contribuindo para um mal ainda maior, a intoxicação dele; e se por acaso seu pet fosse um gato, com essa medicação você o estaria matando.
Entendeu porque não podemos responder essa pergunta?
Mas, vamos lá, você está assustado e seu cachorro em apuros. E, de fato, seu mascote pode estar realmente com problemas. E como essas coisas costuma dar no meio da noite, vamos levar em consideração que você não tem como procurar ajuda veterinária a essa hora. O período noturno se mostra mais sinistro e tutores ficam ainda mais aturdidos sem saber como ajudar. Por hora, a gente te ensina a reduzir a temperatura corporal do seu mascote. Na manhã seguinte, procure orientação profissional. A medicina veterinária dispões de fármacos associados que atuam simultaneamente na febre, dor e inflamação, mais uma razão para você não perder seu tempo e arriscar a saúde de seu cachorro fornecendo antipiréticos de uso humano sem a mínima idéia de qual seja a dose e se o produto é tóxico ou não.
Segue o barco.
Como saber se meu cachorro tem febre.
A gente já explicou aqui em outro post, mas vale retomar. Eleja na casa um termômetro para ser do seu pet. Embora possa ser aferida por outras vias, a retal prossegue sendo a mais confiável. Alguns tutores têm em caso o termômetro auricular, mas aquele velho e bom termômetro de mercúrio funciona muito bem.
- Primeiramente, passe um pouco de lubrificante – vaselina ou lubrificante íntimo – na ponta do termômetro;
- Introduza-o termômetro no reto, suavemente, a mais ou menos um centímetro e meio para dentro;
- Converse com seu pet para não deixá-lo nervoso. Aferir temperatura não o machuca, mas ele pode se sentir incomodado;
- Aguarde um minuto e meio, mas certifique-se de que o termômetro está realmente dentro do cachorro;
Se a temperatura aferida foi algo entre 38 – 39ºC , sem pânico: é a temperatura normal do cachorro. Se ele for filhote e passou a tarde brincando, pode estar com temperatura perto dos 40 graus sem estar doente por conta disso. Mas se é ainda mais elevado, se está acima dos 40,5ºC, complicou. Se possível, você deve buscar ajuda profissional pois pode estar diante de uma bacteremia. E aquilo que já dissemos: se por acaso a paciente é uma cadela gestante, nem pense duas vezes e vá agora ao veterinário!
Como reduzir a temperatura do cachorro com mais de 40 graus
Você vai fazer com seu pet a mesma coisa que fazemos com crianças. Lembrou dos panos frios umedecidos? Funciona, e se agora é noite você terá que ter paciência porque essa prática poderá ser repetida algumas vezes. É, às vezes não basta uma única tomada para manter seu pet na temperatura corporal mais adequada.
- Friccione o pano úmido e frio na cabeça, focinho e extremidades (patas) do seu mascote;
- Se for peludo, borrife água fria nesses mesmos lugares;
- Enrolá-lo alguns minutos em uma toalha úmida fria também ajuda;
- Faça isso por 15 minutos e verifique novamente por onde anda a temperatura. Pode ter chegado a níveis fisiológicos, mas, sendo febre verdadeira, ela pode voltar em menos de uma hora, daí a necessidade prosseguir com o procedimento.
Na medida do possível, faça-o beber água. Se bem que cães febris já costumam beber bastante.
Uma vez controlada a temperatura corporal do seu cão, procure o veterinário e narre o ocorrido. Conforme avança a anamnese, ele pode finalmente dizer o que dar para cachorro com febre. E se você estava certo, seu mascote está doente e com febre, vai se surpreender com o tratamento aplicado. Isso porque o veterinário provavelmente irá prescrever medicamentos mais modernos, eficazes e seguros do que a simples administração de antitérmicos.
Quer saber mais sobre febre em cachorro? Clique aqui.