
Enquanto você não consegue ajuda e não sabe ao certo que fazer, confira abaixo algumas dicas para manter o(s) filhote(s) vivo(s). Comece calçando luvas para manipular os animais. Na falta delas, lave bem as maos após as lides com eles. E desde já providencie uma caixa de papelão improvisada ou uma toalha de banho grande e limpa.
O que fazer para salvar filhote de cachorro abandonado
Em primeiro lugar, verifique se são filhotes que ainda precisam da mãe. Se já estão crescidinhos, a gente segue com as dicas mais adiante. Mas o que é um cachorro desmamado? Se tem pelos amores, alguns dentinhos saindo da gengiva e caminhando meio que aos tropeços provavelmente é um filhote se não desmamado, em vistas disso. Agora, porém, a orientação é para filhotes com os olhos fechados, sem coordenação motora que balançam a cabeça desordenadamente em busca de conforto térmico, ou seja, sua mãe. Isso porque eles são frágeis mais e podem morrer em questão de horas.
- Compre uma lata de leite em pó. De preferencia animal comprada em petshop, mas não havendo, pode ser leite ninho.
- Providencie uma mamadeira pequena e tente fornecer aos pequenos primeiramente a cada duas horas, mesmo à noite, pois provavelmente estão todos desidratados;
- Massageie com um pano úmido em água quente sua barriga depois disso. Vice esta mimetizando o que a cadela faria com ele durante a amamentação. Ele precisa desse estímulo para fazer xixi e cocô;
Para cachorrinhos maiores, você pode alimentá-los com ração em sachê para filhotes que se compra em supermercado.
Mas atenção!!
O leite de vaca é mais diluído e menos gorduroso do que as reais necessidades do cachorro nessa fase. Mas sendo abandonado e estando prestes à morte, não deixe de dar alguma coisa. Essa consideração deve ser aplicada porque o filhote pode estar abandonado há muitas horas, o que agrava sua situação com a desidratação.
2- Estão com frio ou ficaram expostos ao sol?
Falando em desidratação, eles estavam no sol ou no frio? Se estiverem expostos aos raios solares, além de hidratação, os filhotes precisam ser refrigerados. Estão muito quentes experimente ver a temperatura se você tiver termômetro em casa. Se estiverem com mais de 39 graus, talvez seja interessante passar lenços umedecidos ou toalhas úmidas e frias sobre eles. Veja aqui como saber se ele tem febre.
Se estiverem com frio, temperaturas menores de 38 graus, mantenha-os aquecidos com tecidos quentes.
3- Parasitas
Para não acabar com sua boa vontade em ajudar, deixe-os isolados em um banheiro da casa para não infestá-la de pulgas e carrapatos. Dos problemas, esse é o menor para eles. Aguarde mais algumas horas antes de tratá-los com produtos publicitas porque podem comprometer ainda mais sua saúde. No entanto, piolhos e pulgas devem ser imediatamente exterminados se os animais estiverem anêmicos. Essa orientação você terá de um veterinário. Mas nada impede de você fazer “garimpagem”dos parasitas quando a situação estiver mais tranquila. Se forem maiores, evite deixá-los transitarem pelo local.
Outro parasita que certamente você terá de eliminar são vermes intestinais, mas isso você consegue com um vermífugo de uso oral. Talvez eles tenha “bolinhas” , pequenas feridas dispersas pelo corpo, o que denuncia fungos e até bactérias. Lave repetidas vezes as mãos depois de manipulá-los.
4- Procurar ajuda ou ficar com eles?
Prestados os primeiros socorros, pergunte ao veterinário onde você pode deixar os filhotes. O mais indicado é ficarem um tempo isolado em sua casa pois em abrigos não há como eles terem assistência privada. Por conta disso, podem sucumbir ao frio, calor excessivo ou acidentes envolvendo outros animais. Mas não havendo possibilidade, você poderia pedir ajuda a outros amigos para só deixá-los com mais idade para adoção.
5- Mãe de aluguel
Pode valer a pena tentar. Às vezes, ao verem filhotes abandonados, cadelas solteiras acabam por adotá-los até mesmo criando leite de verdade. Converse com amigos sobre isso.
Quer saber mais? Procure aqui mais assuntos sobre sua necessidade.