Para te ajudar a saber o que filhote de gato recém-nascido pode comer, precisamos saber se seu gatinho é recém-nascido ou se já está de olhos abertos e ensaiando os primeiros passos. Você sabe a idade do gatinho? Pois bem, se for neonato, siga a leitura. Se for maiorizinho, siga instruções mais no final do post.
Mas atenção!! Seja qual for seu caso, se é seu filhote ou um gatinho encontrado na rua, nada de ração em lata se ele não tiver um mês. Esse filhote pode ter sido tirado das tetas da mãe ainda hoje e você poderá causar uma gastrite tão severa com a troca da alimentação que pode matá-lo.
O que filhote de gato recém-nascido pode comer
200 ml de água
1 colher de sopa de leite em pó
1 colher de sobremesa de creme de arroz
1 colhe de cha de aveia fina
1 colher de mel
1/2 folha de gelatina incolor
Leve ao fogo ate engrossar. Deixe esfriar não menos de 35 – 38 graus celsius. É uma lambança só, mas o gato faminto se alimenta com vontade. A quantidade varia com o tamanho dele, mas ele mesmo começa a dar sinais de basta quando está com a barriga cheia, o que pode acontecer com 5, 8, 10 ml, isso você vai descobrir assim que alimentá-lo pela primeira vez, já que não sabemos a idade precisa do filhote.
Se ele não comer tudo, deixe esse alimento na geladeira por até duas horas e aqueça em banho-maria. Você pode fazer uma quantidade menor da próxima vez, mas mantenha a proporção dos ingredientes.
Saiba ainda que mesmo com esse cuidado, o gatinho pode desenvolver problemas gástricos em função da troca brusca do alimento.
O que existe de pronto no mercado pet que filhote de gato recém-nascido pode comer
Se você tem condições e não quer tanta sujeira pode comprar esse leite pronto. Ele se chama sucedeâneo de leite para gatos. Sempre gostei d usar o da Royal Canin, mas existem outros. O produto acompanha mamadeira especial para essa fase da vida do felino. Nesse caso, estamos falando de um leite de excelente qualidade nutricional com um único defeito: é caro. Uma lata custa mais de R$.100,00 e talvez você não esteja preparado para isso, ainda mais se for uma ninhada que estiver sob seus cuidados.
Com vistas de ajudá-lo a concluir essa boa ação é que deixamos aqui uma receita para alimentar seu filhote. Se ele já caminha, mia e pede comida, segue aqui mais uma receita.
Gatinho com mais de um mês de vida
20 gramas de whiskas kitten + 70 ml de água = liquidificador
Sirva entre 35 – 38 graus, sempre que o filhote sentir fome até ficar com a barriga ficar gordinha. Talvez ele já aceite comer no pratinho. Se prepare para a sujeira, mas em poucos dias ela diminui e você começa a entender a quantidade exata que não vai sobrar no prato.
Outra antiga receita que funcionava bem na década de 70 é papinha de frango desfiado com arroz também batido no liquidificador. Conforme seu gatinho vai criando destes, pode aumentar a consistência. De qualquer forma, em qualquer modalidade, esqueça o sal.
Você também encontra do mercado pet papinha desmame industrializada.