A questão até que não é o que usar para assadura em cachorros, mas é saber se você está realmente diante de um caso de assadura. Isso porque muitas vezes assim, de “olhômetro”, achamos estar diante de uma assadura em cachorros quando, na verdade, estamos lidando com um fungo, por exemplo. Além disso, esteja atento a outra situação comum que confunde com assadura que é queimadura solar. Da mesma forma, eczema úmido e dermatite podem se fazer parecidas, em um primeiro momento, com assaduras.
O que usar para assaduras em cachorros
Mas em alguns locais é até comuns aparecer assaduras em cachorros, a saber:
- no espaço entre as mamas das cadelas em período de amamentação;
- saco escrotal do cachorro;
- região que sofre atrito com a coleira;
- área do períneo, ainda mais em época de cio;
- ânus, em função de fezes ressequidas que machucaram a mucosa em uma defecação forçada e dolorosa;
- focinho e nariz depois de uma exposição solar sem proteção, em especial em cães de raças de pelagem clara (branca e creme) e focinho cor-de rosa;
- dobras da pele do focinho de cães de raças braquiocefálicas(Pug, Bulldog, Pequinês).
Quais pomadas usar para assadura em cachorro
O melhor a fazer, sem dúvida, é você buscar assistência veterinária. No entanto, considerando a possibilidade de você estar diante de um cachorro de rua, agora seu protegido, você pode tentar fazer uso de Hipoglós® ou Bepantol®, em especial essa segunda. Isso porque sua consistência mais fina pode driblar a vontade do cachorro em lamber o produto. Além disso, evita que fiquem manchados os locais onde ele/ela passa ou senta. Por outro lado, Hipoglós® é mais espessa e o produto também pode funcionar como uma barreira de proteção.
Saiba que outras doenças confundem com assaduras
Apesar de nessas áreas ser mais comum a manifestação da assadura, saiba que pode ser outras patologias, como os mencionados eczema úmido e dermatite por lambedura. Ademais, inflamação de glândula perianal, diabetes e até mesmo sarna podem ser o problema. A gama é realmente muito extensa e por conta dela tenho dúvidas se você está realmente diante de um simples caso de assadura.
Saiba ainda que cachorros removidos de abrigo podem apresentar patologias de pele mais complexas. E algumas são reflexos de doenças internas. Por estarem há muito tempo largados à própria sorte, muitas vezes o quadro se torna crônico, e por conta disso, mais demorado para surtir os efeitos do tratamento.
Se você está lidando com uma assadura de verdade, ela já melhora no dia seguinte
Agora, se você está, de fato, tratando de uma assadura, rapidamente vai notar a diferença já no dia seguinte. Mas preste atenção porque o número de doenças de pele que simulam uma assadura não é pequeno. Por estarem recebendo uma substância emoliente, podem esses problemas de pele mostrar relativa melhora, mas com o passar dos dias você percebe que a suposta assadura não terminou, ela apenas estacionou.