Se pode usar matacura em pessoas foi uma questão que me acompanhou inúmeras vezes, e posso afirmar que me salvou muitas vezes. Quando se está no interior de Espigão Alto do Iguaçu e começa a coceira na pele, o medo da espera do tratamento adequado começa a se instalar. E por conta disso passei Matacura na minha pele, aquele que é conhecido como o sabonete preto para cachorro. Sua composição é benzoato de benzila, a mesma do sabonete Benzoderm e Sanazar, ambos de uso humano.
Então, por muitos anos, em diversas ocasiões fiz uso do sabonete Matacura em meus braços e pernas. O que contribuiu para minha decisão é que eu sabia ser aquela coceira proveniente do contato com cães sarnentos. Quando se ajuda animais de rua, e partimos para banhos medicinais e tratamentos, inevitavelmente acabamos tendo coceiras nos braços e nas pernas, regiões que têm contato diretamente com os animais contaminados.
Então, quando se está em uma fazenda sem acesso às farmácias, já aconteceu de eu recorrer ao sabonete Matacura amarelo para frear a coceira. Usei de 7 a 10 dias nas áreas afetadas, jamais mais do que isso e até por períodos menores quando tive a oportunidade de ir à cidade. Uma vez em centros urbanos, compro um produto para pele humana que sei que é adequado para minha pele porque já usei em outras ocasiões.
Usar Matacura em pessoas resseca a pele
Deixo aqui registrado que usei muitas vezes sabonete Matacura depois de tratar cães com sarna quando estava a trabalho pelo interior do estado. Nunca senti dor nem ardência na pele. Mas é claro que nenhum dermatologista vai aprovar a decisão de usar sabonete matacura na pele de humanos porque ele foi elaborado para uso veterinário. A pele dos animais é bem diferente da pele de gente, a começar pela presença dos pelos. Obviamente que o melhor dos mundos é procurar orientação especializada na pele humana. Mas quando se está a 20 quilômetros de qualquer lugar e a coceira começa a acontecer, Matacura ajudou a conter a SARNA.
Escrevo SARNA em caixa alta porque eu tinha certeza absoluta de que o causador daquela coceira eram os ácaros oriundos da pele dos cães sarnentos.
Matacura funcionou porque era contra a SARNA
É importante eu salientar isso para não ser acusada de dizer abertamente que se pode usar matacura em pessoas. Nada disso eu afirmo, apenas narro minha experiência. Como eu disse, usei Matacura para a sarna. E sarna é sarna, não é fungo nem furúnculo, e talvez por isso eu tenha tido bons resultados. A atividade do ácaro foi encerrada sem qualquer contratempo uma vez que não percebi ser alérgica a qualquer componente do produto. Contudo, se estou na cidade, não será matacura minha preferência. O melhor para mim é um acaricida de uso humano encontrado em farmácias tradicionais, não em agrolojas, que se chama Escabin.
Como comentei anteriormente, no meio do mato, entre não usar nada e usar Matacura, vou de matacura amarelo porque é o que tem. Contudo, saiba que este sabonete resseca bastante a pele da gente, o que já não percebi nos sabonetes acaricidas de uso humano. Acredito que isso aconteça devido à adição de outros componentes, assim como a quantidade do princípio ativo, para não agredir a pele humana.