Se pode usar nebacetin no cachorro? Poder, pode, mas depende em quê. Cachorro caiu e cortou a pele? Saiba que mais importante do que a pomada para passar no cachorro é você lavar – e bem lavadinha – a região machucada. Depois disso, se o corte for mais extenso, seria interessante até você cortar os pelos que ficam em volta da ferida, isso se for seu cachorro peludo. feito isso, começa a se avaliar a possibilidade de até mesmo passar pomada de gente no cachorro.
Quando pode passar nebacetin no cachorro?
Cortes em galhos, cercas e pedras
Você está fora da cidade, no campo ou na praia, e se deparara inesperadamente com uma ferida na pele do cachorro. E agora? Saiba que lavar a ferida do cachorro já é um santo remédio quando é descoberta. Isso evita também acúmulo de sujeira e até a famigerada bicheira em pele de cachorro pode ser evitada com lavagem preventiva do ferimentos. A pomada nebacetin® ajuda a não contaminar a ferida, mas se já está contaminada, ou seja, com pus, se discute a validade do uso sobre a pele machucada.
Ferimentos pequenos
Você pode até usar em um único ferimento isolado e menor de dois centímetros. O ruim é que pode ser fungos ou o início d num outro problema e você acaba mascarando o quadro usando uma pomada. Se depois de 7 dias não passar, melhor suspender o tratamento e procurar um veterinário.
Saiba, porém, que sendo o machucado do cachorro extenso ou profundo demais, não terá pomadinha que dê jeito: é sutura, pontos mesmo, que vai resolver o problema. Isso porque pode a ferida piorar, e assim se criar pus na pele do cachorro. Mais uma vez cita-se a importância de lavar o ferimento do cachorro com vistas a diminuir esse risco.
Picada de inseto
Em caso de picada de inseto, aquelas que fazem uma ferida na pele, estas podem ter seu processo de cura acelerado se forem protegidas por uma pomada, e nesse caso a nebacetin pode ser usada depois de lavar a área picada.
Quando não se pode usar nebacetin no cachorro
Por fim, é interessante, ainda mais em ferimentos mais extensos, que o veterinário avalie a necessidade de outros medicamentos, como antibióticos e antifúngicos, assim como a sutura, essas que necessitam até mesmo de anestesia no cachorro, uma forma de ele não sofrer com a ansiedade durante o procedimento. Essa avaliação se mostra ainda mais necessária quando o tutor não percebe nenhuma melhora depois de 6 dias, situação que deixa evidentes que o nebacetin não se mostrou eficaz.
Na dúvida, procure o veterinário. Porque mesmo que o ferimento seja lavado, superficial e de pequena extensão, é bom o profissional verificar o estado geral do cachorro uma vez que pode estar se iniciando um quadro clínico. Sendo assim, pode ser mais indicado usar antibiótico no cachorro para cicatrizar o ferimento, ainda mais se microorganismos e doenças do sistema imunológico estiverem envolvidos.