Para saber qual a melhor pomada para ferida de pele de cachorro, é importante saber de que tipo de ferida estamos falando. É causada por fungos? Está vermelha e em carne viva? Seu pet se cortou em algum lugar ou foi mordido por outro cachorro? Todas essas variáveis interferem – e muito – na escolha da pomada para ferida de pele de cachorro. Saiba de antemão que o melhor a fazer sempre é levar seu mascote para uma avaliação veterinária. Mas como seu pet pode ter sido recolhido hoje da rua, ou você é morador de zona rural, segue aqui algumas dicas para saber se alguma pomada que você tem em casa pode dar conta do problema que seu pet enfrenta. Outrossim, a gama de produtos oferecidos pelas agrolojas também é grande, mas vamos tentar esclarecer qual delas pode ajudar a tratar a pele ferida do seu cão.
Pomada para ferida de pele de cachorro
Independente de saber qual a pomada, saiba que o ferimento do seu pet precisa estar limpo. Mas BEM limpo. Pomada colocada em pele suja, com barro e e pus, não vai ajudar em absolutamente nada, é dinheiro posto fora. Se você tem nojo de sangue e ferimentos, peça apara alguém te ajudar a lavar a área exposta. Às vezes, dependendo do caso, uma boa lavagem já traz um aspecto melhor e já é o primeiro passo para uma boa recuperação.
As famosas Hipoglós e Nebacetin
Uma das mais conhecidas pomadas de uso humano que são passadas em animais domésticos são aquelas que se usam em bebês e crianças. Por conta disso, Nebacetin e Hipoglós sãos as campeãs do uso por conta própria por parte dos tutores. A primeira tem um composto antibiótico enquanto a segunda serve melhor para assaduras porque deixa a região mais protegida. No entanto, nenhuma delas terá efeito se o que tem incomodado seu cachorro são fungos.
O cachorro se cortou, mas a ferida não tem pus
Mas se seu cachorro se cortou recentemente, pomada com algum componente antibiótico passado depois de estar a ferida lavada pode ser uma boa escolha. Pomadas para ferida de pele de cachorro podem resolver desde que não seja o ferimento muito fundo nem necessitando de sutura para fechar os planos abertos. Uma pomada de uso veterinário que pode ser usada nesse caso é Vetaglós. Ela tem gentamicina, o que pode combater alguns tipos de bactérias, estas que se instalam na ferida quando está aberta.
Picada de inseto
Picadas de insetos para quem tem cão em áreas rurais podem ser tratadas com Fenergan e Quadriderm. A nebacetin também pode ser usada, mas ela vai trabalhar mais na infecção da picada quando o cachorro começa a se coçar. Tem essa ainda. Pomadas podem ser lambidas, e aí o que está tratando a ferida do cachorro é a língua dele, não o produto. Verifique a possibilidade d ele usar colar de elizabetano, aquela antena parabólica que se põe em volta do pescoço dele. Isso ajuda os tecidos a se recuperarem. No entanto, saiba que a fricção constante de uma língua úmida às vezes ajuda aderidas os tecidos e limpar o ferimento. Na verdade, é assim como os cães selvagens tratam de suas injúrias e inflamações.
Coceiras infernais
Nunca recomendo pomada nenhuma quando o cachorro passa a se coçar feito um louco sem motivo aparente. Isso porque pode ser alergia, e daí nenhuma pomada vai funcionar. Nesse caso podem estar envolvidas intolerâncias alimentares, e só um veterinário para ajudar a resolver essa questão.
Cortes debaixo das patas
A Nebacetin também pode ser útil quando o animal se corta embaixo da pata. Mas saiba que essa área é naturalmente suja. Estamos falando de uma parte do animal em constante contato com o chão. O ideal é lavar a pata, secar com papel toalha, passar a pomada e fazer um curativo. Isso permite que a produto ativo do medicamento penetre na área afetada e evita o acúmulo de sujidade por algumas horas.
Assadura
Pomadas de uso infantil também funcionam em assaduras de saco escrotal de cachorro e na pele entre a mamas de uma cadela que está em processo de amamentação. O problema é algumas fungos se assemelham a assaduras e você pode estar passando uma pomada quando na verdade deveria uma antifúngica.
Alguns animais, em especial aqueles “bobões”, como o Basset, e outros “bochechudos”, assadura na pele da face acabam sendo incômodos constantes. Pomadas para assaduras funcionam, mas geralmente essas dermatites só são controladas por meio de mudança nos hábitos de higiene ou até mesmo cirurgia da face. Nesse caso, o procedimento é necessário para reduzir o excesso de dobras de pele.
Sol
Se estamos falando de vermelhidão nas peles do focinho e bochecha do cachorro advindos com o sol, elas também podem ajudar, mas cães com esse sensibilidade precisam usar agentes de bloqueio mecânico, como bonés e filtros solares.
Pomadas veterinárias
Pouca gente tem em casa pomadas de uso veterinário. Isso porque elas são compradas, na maioria das vezes, quando há indicação. Por isso, quando o animal volta a ter problema de pele, as pessoas podem se lembram da pomada que foi receitada anos atrás. O problema é que ela veio através de uma análise clínica de um profissional, um aval que agora você não tem. Então, enquanto a ajuda não vem, evite usar em ferimentos de cachorro pomada com antifúngico, assim como aquelas que têm em sua formulação corticóides, como a dexametasona. Se você está lidando com um corte de pele recente, dê preferência a pomadas cicatrizantes(Regepil) ou aquelas com algum componente de antibiótico, como furanil.
Mas não esqueça que antes de passar qualquer medicamento, o ferimento deve estar limpo!!!