É quase um mantra: porque cachorro come grama? A primeira resposta que me vem a cabeça é exatamente essa: ele come porque ele quer. E se toda vez que um cachorro comesse grama eu me preocupasse, passaria a semana toda investigando causas e consequências. Alguns cães simplesmente gostam de comer grama, ou qualquer outra fibra verde, e ponto. Lembre-se que cães são omnívoros, ou seja, digerem carne, mas algumas fibras também podem fazer parte da dieta deles. Logo, cachorro que come grama pode até mesmo estar facilitando seu trânsito intestinal, o que explica poder ser este hábito perfeitamente normal.
Mas ainda existe aquela cultura popular de que cachorro que está comendo grama está doente. Pode ser? Sim, pode. Mas existem alguns motivos que fazem com que seu cachorro coma grama. Não que ela seja terapêutica, mas é a forma como eles procuram eliminar aquilo que está incomodando seu organismo por dentro. Segue abaixo algumas explicações:
Por que cachorro come grama?
- Hábito
Por ser omnívoro, tem cachorro que gosta de comer grama.
- Sabor
Algumas plantinhas podem dar um certo gosto ao paladar canino, o que faz com que ele coma algum tempero específico de uma horta, como manjericão, por exemplo.
- Cio
É, tem isso também. Se seu cachorro é macho, ele pode estar comendo grama porque uma fêmea no cio fez xixi naquele local. Cuidado que fezes revolvidas na terra podem despertar no cachorro a mesma vontade de ingeri-las.
- Problemas gastro-intestinais(dor de barriga)
Também pode ser. Alguns animais colocam algo para dentro da boca sem saber que estão na verdade se automedicando. É algo como seguir um instinto. A grama pode fazer com que os cães vomitem, e é exatamente isso que o cérebro dele está buscando: se livrar de algo que está irritando seu estômago. Como não sabe o que fazer, come algo estranho. Mas atenção! Cães que gostam de comer folhas verdes podem acabar se sentindo mal e vomitando na sequência dos acontecimentos sem estarem, necessariamente, com seus estômagos comprometidos. Comeu, não gostou, vomitou, isso sem estar relacionado a nenhuma doença.
Quando se preocupar com o cachorro que come grama
Cachorro que vomita muito, está magro, quieto em um canto e tomando muita água é sinal de problema. Quando ele está assim, ele pode comer grama – ou qualquer outra folha – porque está incomodado. Ingerir folhas é um instinto para ver se aquele mal-estar passa. E quando estamos falando de mal-estar, a gama é bem extensa e pode ser por conta da ingestão anterior de um corpo estranho (uma chupeta, por exemplo), verminose, gases e doenças do aparelho gastro-intestinal. Nesse caso, não é a grama o problema do seu cachorro: ela está sendo usada como paliativo por ele.
Outro problema é que grama não é algo que podemos dizer que está isenta de microorganismos patogênicos. Seu pet pode até contrair algumas doenças, e isso inclui verminose e parvovirose, se ficar ingerindo grama de parques e outros ambientes públicos. Por conta disso, cachorro comer grama não é um hábito interessante de ser mantido.
Tem como fazer o cachorro parar de comer grama?
Até tem como fazer com que o cachorro interrompa o hábito de ingerir plantas verdes. Isso porque ele pode estar dando fim no seu jardim. E se você tem azaleias, comigo-ninguém-pode, espadas-de-São-Jorge, lírios e kalanchoês, seu pet pode se intoxicar ao comê-las.
Para atentar coibir o hábito, leia abaixo algumas dicas:
- Esteja com seu pet enquanto ele passeia pelo jardim e diga “não”! toda vez que ele abocanhar um verdinho;
- Uma alimentação que contenha fibras – veja com seu veterinário as marcas mais indicadas – pode fazer com que ele perca a vontade de ingerir folhagens;
- Espere que ele cresça. Filhotes tem mais evidente essa mania de comer plantas do que cães adultos;
- Borrife água oxigenada na planta de preferência de seu pet. Isso pode causar um gosto estranho na boca e ele passa refugar essa planta. Mas não se escore muito nessa eficácia! Ele pode não se incomodar muito com o novo gosto e prosseguir mastigando.